Crocodilo pré-histórico descoberto em SP devorava raízes

Nova descoberta foi publicada na revista Journal of Vertebrate Paleontology

Os cientistas Fabiano Iori e Ismar Carvalho, do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), descobriram em São Paulo uma “nova” espécie de crocodilo que viveu na época dos dinossauros, há cerca de 90 milhões de anos, no período Cretáceo.

Chamado de Caipirasuchus paulistanus, por ter sido descoberto na zona rural de Monte Alto (a 350 km da capital São Paulo), o crocodilo caipira tinha cerca de 1,5 m de comprimento e era de hábitos terrestres, e não semiaquáticos, como seus atuais parentes. Os paleontólogos também descobriram que o réptil comia plantas e raízes e, provavelmente, também se alimentava de pequenos vertebrados.

A descoberta também foi comentada na revista científica Journal of Vertebrate Paleontology. Do fóssil encontrado, os cientistas conseguiram um crânio quase completo do crocodilo, e perceberam que o Caipirasuchus paulistanus tinha um focinho alongado, que era adaptado para “fisgar” as presas, ao tempo em que seus dentes traseiros trituravam alimentos mais duros, como raízes e pequenos animais.

Fonte: Reinaldo José Gomes (Folha.com)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado