Estratégia de investimento no mercado de opções

Com combinações de call e put, é possível obter ganho no mercado

Masakazu Hoji (*)

É possível combinar opção de compra (call) e opção de venda (put) para obter ganho no mercado de opções. O investidor deve somente atentar para a seguinte equação, que apura o resultado da estratégia de investimento:

Preço a vista no vencimento

(-) Preço a vista na data da contratação (início)

(-) Prêmio pago

(=) Resultado da estratégia com opções

Lembrete: o prêmio pago, geralmente, é no início da operação; portanto, precisa ser corrigido para a data futura, para comparar com o ganho efetivo futuro apurado.

A seguir, apresentamos algumas combinações de opções e os respectivos gráficos de rentabilidade.

 

Estratégia de investimento com straddle

Na operação de straddle, o investidor compra uma opção de compra e uma opção de venda do mesmo ativo, ambas com o mesmo vencimento e o mesmo preço de exercício. Para o investidor, o risco é limitado ao valor do prêmio pago e ele irá exercer uma das opções: se o preço subir, exercerá a opção de compra e, se o preço cair, exercerá a opção de venda.

 

resultado straddle

 

Estratégia com strangle

Em operação de strangle, o investidor compra uma opção de compra com determinado preço de exercício e compra uma opção de venda com preço de exercício inferior ao preço de exercício da opção de compra. O objeto e o vencimento são os mesmos para as duas opções. Para o investidor, o risco é limitado ao valor do prêmio pago e ele irá exercer uma das opções, caso o preço futuro ultrapasse o preço de exercício (para cima ou para baixo).

 

resultado strangle

 

 

Estratégia de investimento com strap

Nessa modalidade de operação, o investidor compra duas opções de compra e uma opção de venda do mesmo objeto, todas com o mesmo vencimento e mesmo preço de exercício. Como nas demais estratégias, o risco fica limitado ao valor do prêmio pago.

 

resultado strap

 

(*) Masakazu Hoji é ex-professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado