Para empreender, é preciso ter paixão

John Mullins acredita em bom momento em investimentos no Brasil.

O presidente da Fundação de Empreendedorismo e Marketing da London Business School, o professor americano John Mullins, esteve em São Paulo para a segunda edição da Rodada de Educação Empreendedora Brasil, onde ministrou um workshop.

Em entrevista à repórter Ana Cristina Dib, do Valor Econômico, o especialista em educação empreendedora disse que, mesmo com a crise financeira na Europa, esse é o momento para o brasileiro investir.

Para o professor americano, a educação é primordial para pequenas e médias empresas terem longevidade nos negócios. “A mortalidade não é um problema apenas do Brasil, mas mundial. A educação pode contribuir e muito para a longevidade dos negócios. Na London Business School, nós desenvolvemos um curso de verão voltado para start ups que exemplifica como estudar é benéfico”, afirmou.

Sobre o dom de um empreendedor, John Mullins afirma: “Não acredito que você possa, por exemplo, pegar alguém indiscriminadamente e torná-lo empreendedor, mas não acho que seja um talento nato. Para empreender é preciso ter paixão. Este é o primeiro pré-requisito”.

O professor também acrescentou que é importante trabalhar em grandes empresas antes de abrir sua empresa. “Trabalhar em companhias grandes pode ensinar a lidar com pessoas, a desenvolver características de liderança, desenvolver novas tecnologias e ajuda a entender como os consumidores pensam. O bom empresário é aquele que consegue ser flexível e sabe reconsiderar metas de acordo com aquilo que ele capta do mercado”, argumentou.

Indagado sobre o momento do empreendedorismo no Brasil, John Mullins acredita que este é o mais propício. “O momento é excepcional. O Brasil tem um mercado interno robusto. Observa-se também o aumento do poder aquisitivo das classes mais baixas. Elas querem consumir. Ao mesmo tempo, falta infraestrutura para dar suporte ao crescimento. Quem souber captar essas necessidades e transformá-las em novos negócios tem tudo para obter sucesso”, completou.

Fonte: Ana Cristina Dib (jornal Valor Econômico – 31/10/2011)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado