Valor justo: 14th Annual ASA/USC Fair Value Conference

Atualização sobre avaliação econômica e cálculo do valor justo
80ª. edição – junho de 2019

Artigos de responsabilidade de Wulaia Consultoria (*)

Nesta edição. vamos apresentar os principais temas debatidos no evento que ocorreu em 20 de junho e do qual eu participei por webcast: 14th Annual ASA/USC Fair Value Conference.

Foram oito palestras com o objetivo de trazer as novidades relacionadas ao cálculo do valor justo:

1. Estimating the terminal value.

2. Valuation of cryptoassets: the new frontier.

3. Valuation matters: IVSC and the Globalization of the Valuation Profession.

4. Update on the CEIV, MPF and quality monitoring options.

5. Software valuation.

6. Common stock valuation update: transactions, OPM issues and discounts for lack of marketability.

7. PCAOB – recent inspection reports.

8. 2019 Conditions in the private capital markets.



Principais pontos das apresentações

Todas as apresentações foram muito interessantes!

Roger Grabowski trouxe os primeiros resultados de um amplo estudo que ele está fazendo sobre crescimento de longo prazo e que será publicado em breve. O objetivo desse estudo é verificar se ao longo dos anos as empresas apresentaram crescimento similar aos crescimentos usualmente considerados nos cálculos de perpetuidade, uma das etapas de uma avaliação econômico-financeira. O estudo cobre o período de 1950 a 2017 e os autores identificaram que em raríssimos casos o crescimento igualou, ou mesmo superou, o crescimento nominal da economia. Em outras palavras, considerar na perpetuidade que um negócio irá crescer com a mesma taxa de crescimento nominal da economia é superestimar o valor do negócio. Em breve o estudo completo será publicado. Estou esperando ansiosamente. E você, profissional de avaliação, qual o crescimento de longo prazo que usa no cálculo da perpetuidade?

Sobre a avaliação de cryptoassets, a apresentação trouxe diversos alertas aos profissionais, como por exemplo: se você precisar calcular o valor justo de um ativo dessa natureza, qual mercado principal que irá usar? Lembre-se que o CPC sobre valor justo requer que o cálculo seja elaborado com base no mercado principal. Se você utilizar o método de mercado (múltiplos), quais ativos similares irá considerar para compor a base? Se aplicar o método da renda, qual o fluxo de caixa que será considerado? Existem muitas incertezas quanto a esses ativos e o profissional de avaliação deve ser bastante cauteloso com esse tipo de trabalho. Para avaliar um ativo, o profissional deve entender o ativo. Você entende de cryptoassets?

O IVSC – International Valuation Standards Counsil apresentou a evolução do trabalho de padronização da avaliação pelo mundo. No momento, existem mais de 100 países que, de alguma forma, patrocinam o IVSC para a obtenção de maior clareza, transparência e uniformidade nos trabalhos de avaliação. Uma das etapas da padronização é a publicação de documentos de referência. Inicialmente esses documentos permanecem em consulta pública e é muito importante a participação da comunidade de avaliadores na sua confecção. Participe!

CEIV – para os interessados nessa credencial, logo teremos mudanças; vamos aguardar. Atualmente, existem 156 profissionais já qualificados e outros 800 no processo de obtenção de credencial (eu inclusive).

Em combinações de negócios em certos setores da economia, o software é o principal ativo intangível. Como avaliar tal intangível? A apresentação demonstra as melhores técnicas e aquelas já não tão aceitáveis. O ativo intangível primário deve ser avaliado pelo excess earnings method.

A avaliação de ações de empresas de capital fechado, que usualmente possuem diversas classes de ações e programas de opções de ações para seus profissionais, pode apresentar alta complexidade e os métodos tradicionais não são aplicáveis. São necessárias técnicas de apreçamento de ativos, já que muitas vezes essas ações são, na verdade, instrumentos financeiros complexos com direitos e obrigações específicos para cada classe de ativo.

O PCAOB, que é o órgão fiscalizador do auditor nos Estados Unidos, demonstra sempre grande rigor na análise dos trabalhos de valor justo. O apresentador, Mark Zyla, analisou diversos relatórios publicados por este regulador e verificou que a qualidade do trabalho de auditoria de valor justo tem melhorado recentemente, o que é uma ótima notícia para os avaliadores e auditores.

A atualização para 2019 desse estudo sobre o Private Capital Markets trouxe alguns destaques: o principal problema que os fundos de private equity estão enfrentando nos Estados Unidos é a disponibilidade de mão de obra qualificada. Os múltiplos estão ligeiramente inferiores a de 2018, mas o volume de negócios se mantém firme, no mesmo patamar do ano anterior. De um modo geral, os investidores estão sentindo um ambiente de negócios promissor nos Estados Unidos, segundo o estudo.

(*) Contato com Wulaia Consultoria: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado