Nova Ortografia: Acordo Ortográfico

Mais dicas de Português: o Professor Eduardo Sabbag (*) fala sobre o Acordo Ortográfico.

As aulas de ortografia a acentuação não são mais as mesmas. Antes do Acordo Ortográfico, todos – professores e alunos – entravam “em acordo”. Agora, estes últimos, diante das regras que são expostas em sala de aula, mostram-se apreensivos, desconfiados e, o que é pior, mais resistentes à aprendizagem da Língua.

Diante desse cenário desafiador, cabe a nós, professores, convencê-los de que as estranhezas do Acordo Ortográfico “podem” se tornar algo corriqueiro. A bem da verdade, “deverão” assim se tornar, uma vez que não nos restaram alternativas: a partir de 1° de janeiro de 2013, o “estranho” passará a ser oficial.

Em razão disso tudo, seguem algumas dicas que comprovam que o Acordo não é tão complicado quanto pode parecer:


1) Após o recente Acordo Ortográfico, o alfabeto do português ganhou três letras (k, w e y) e passou a ter vinte e seis elementos: a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z.


2) Foram abolidos os acentos agudo e circunflexo, chamados “acentos diferenciais”, comumente utilizados na distinção das paroxítonas homógrafas, que são palavras diferentes no significado e na pronúncia, mas que se escrevem de modo idêntico.

Exemplos: polo (subst. para “extremidade”) / polo (subst. para “modalidade esportiva”); polo (subst. para “ave”); para (verbo) / para (prep.); pelo (verbo) / pelo (prep.); pera (subst.) / pera (prep. arcaica).


3) Importante! Continua em vigência o acento diferencial entre:

• pôde (3ª pessoa do singular do pret. perf. do indicativo) / pode (3ª pessoa do sing. do pres. do indicativo);

• pôr (verbo) / por (prep.).

• têm (3ª pessoa do plural do pres. do indicativo) / tem (3ª pessoa do singular do pres. do indicativo) – e derivados (contêm/contém; retêm/retém etc.);

• vêm (3ª pessoa do plural do pres. do indicativo) / vem (3ª pessoa do singular do pres. do indicativo) – e derivados (convêm/convém; intervêm/intervém etc.).


(*) Eduardo Sabbag é advogado e leciona Língua Portuguesa e Direito Tributário em cursos preparatórios para concursos. Autor do Manual de Direito Tributário, 3ª edição, pela Editora Saraiva; Elementos de Direito Tributário, 12ª edição, pela Editora RT; Redação Forense e Elementos da Gramática, 5ª edição, pela Editora RT; e diversas outras obras.

 

 

Comentários   

0 # Diva Lea batista da Silva 27-01-2015 12:16
Deverá ser incluído no exemplo de "acentos diferenciais" a palavra "pelo" (substantivo).
Responder | Reportar ao administrador

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado