Opções com barreira

A opção passa a existir ou deixa de existir conforme o tipo de barreira combinada

Masakazu Hoji (*)

As opções podem ser montadas fora dos padrões estabelecidos pela BM&F, com a livre negociação entre as partes sobre o preço de exercício, a data de vencimento, o tipo de barreira, o tamanho do lote e os parâmetros. Esses contratos de balcão são conhecidos como opções flexíveis e podem ser registrados na BM&F, que pode dar ou não a garantia de liquidação aos participantes.

As opções com barreira, conhecidas como knock-in ou knock-out, contêm barreiras que acionam ou extinguem os direitos e obrigações relativos ao exercício da opção. Neste mercado, podem ser lançadas opções de compra ou opções de venda, do tipo americano (exercício até o vencimento da opção, a qualquer momento) ou do tipo europeu (exercício somente no vencimento da opção).

O exercício da opção deve ser solicitado pelos respectivos titulares, pois a BM&F somente registra as opções. E, uma vez acionado o "gatilho", a opção não será revertida, mesmo que os preços a vista futuros se alterem; fica valendo até o vencimento da opção.


Opções com knock-in

Nesta modalidade de opção com barreira, caso o preço a vista do ativo ou índice atinja o preço de barreira acordado entre as partes em qualquer momento da duração da opção, começa a existir o direito de exercício pelo comprador e consequente obrigação do vendedor. Nessa modalidade de opção, podem existir duas situações: knock-in-and-up ou knock-in-and-down.

Na opção knock-in-and-up, o preço à vista na data de lançamento da opção está abaixo do preço da barreira e, na opção knock-in-and-down, o preço à vista na data de lançamento da opção está acima do preço de barreira.

O preço de exercício pode estar acima ou abaixo do preço a vista na data do lançamento da opção, dependendo da tendência do preço do ativo-objeto. Por exemplo, em época de entressafra da cana de açúcar, o preço do álcool combustível (etanol) é mais alto do que na época da safra.

EXEMPLO

A Figura 1 apresenta o exemplo de uma opção com barreira na modalidade knock-in, com barreira de 54.000 pontos e preço de exercício de 56.000 pontos para opção flexível de Ibovespa. Suponha que o Ibovespa seja de 50.000 pontos na data da contratação da opção com vencimento em 60 dias.

Na data 20, foi disparado o gatilho que acionou a opção, pois o Ibovespa atingiu 54.000 pontos nessa data. No dia 40, o Ibovespa caiu para 52.000 pontos, abaixo da barreira, mas uma vez que foi acionada, a opção continuará válida até o vencimento. Se, na data de vencimento (dia 60), o Ibovespa estiver abaixo de 56.000 pontos (preço de exercício), a opção não será exercida. Se estiver acima de 56.000 pontos, a opção será exercida.


Figura 1 – Opção com knock-in

opção knock-in 


Opções com knock-out

Nesta modalidade de opção com barreira, caso o preço a vista do ativo ou índice atinja o preço de barreira acordado entre as partes a qualquer momento da duração da opção, cessam os direitos e obrigações relativos ao exercício da opção. Essa modalidade de opção pode ser knock-out-and-up ou knock-out-and-down.

Na opção knock-out-and-up, o preço a vista na data de lançamento da opção está abaixo do preço da barreira e, na opção knock-out-and-down, o preço a vista na data de lançamento da opção está acima do preço de barreira.

EXEMPLO

A Figura 2 apresenta o exemplo de uma opção com barreira na modalidade knock-out, com barreira de 54.000 pontos e preço de exercício de 52.000 pontos. Suponha que o Ibovespa seja de 56.000 pontos na data da contratação da opção com vencimento em 60 dias.

A opção começa valendo com a contratação, mas na data 20, o preço do ativo atinge o preço de barreira de 54.000 pontos. A partir desse momento, não existirá mais a opção. Logo, não será exercida a opção, qualquer que seja o preço do ativo no futuro (mesmo que esteja abaixo ou acima de 52.000 pontos).


Figura 2 – Opção com knock-out

opção knock-out

(*) Masakazu Hoji é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Comentários   

0 # D.I. 14-06-2015 21:45
Professor Masakazu,
obrigada por postar sobre Opções com Barreiras. Apenas fiquei confusa no 2o exemplo: vc manteve os mesmo números do exemplo 1. Sendo assim, o IBOV no dia 0 seria 56000pontos e não 50000pontos como está na figura do 2o exemplo, certo?
Além disso, quando a barreira é 54000pontos isso significa que se for maior ou menor que 54000pontos não importa. O que importa é "valor" exato de 54000pontos? Obrigada. Daniela
Responder | Reportar ao administrador
0 # Equipe ProfNews 15-06-2015 18:59
Prezada Leitora,

Agradecemos sua observação. A figura do Exemplo 2 estava trocada e fizemos a substituição.

Como contratamos com 56.000 pontos (knock-out-and-down), ao atingir 54.000 pontos, a opção deixa de existir. Daí para frente, não importa o preço a vista do ativo-objeto.
Responder | Reportar ao administrador

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado