CAPM: um exemplo prático

CAPM  Capital Asset Pricing Model.  

O CAPM (Modelo de Precificação de Ativos) é um modelo tradicional de avaliação de ativos. 

Em um mercado eficiente, existe relação estreita entre o retorno de um ativo individual e o retorno do mercado. Com base nessa premissa, o CAPM relaciona os riscos não diversificáveis aos retornos esperados.

De acordo com os estudos desenvolvidos por Wiliam Sharpe e John Lintner na década de 1960, em uma situação de equilíbrio no mercado, pode-se calcular o retorno de um ativo mediante a seguinte equação: 

                  Ri = Rf + β (Rm - Rf)

  onde:  

  Ri = taxa de retorno do investimento;  

  Rf = taxa de retorno de um investimento livre de risco, tais como os títulos públicos (no mercado brasileiro de ações, essa taxa é representada pelo Ibovespa); 

  β = beta; 

  Rm = taxa média de retorno da carteira.


EXEMPLO:

Calcule o retorno exigido para um investimento (Ri), sabendo que os títulos públicos pagam 9%, o mercado remunera a 10% e o beta é 1,5.      

Cálculo:  Ri = 9% + 1,5 (10% - 9%) = 10,5%.

Como pode observar, o beta tem influência sobre a diferença entre o retorno de mercado esperado e o retorno livre de risco, que é o prêmio pelo risco assumido. De outra forma:  o prêmio é de 1% e o beta de 1,5 incidiu sobre esse prêmio, produzindo resultado de 1,5%, que, somado aos 9% do retorno livre de risco, chega aos 10,5%, conforme calculado pela fórmula.

 

Fonte: exemplo adaptado de ASSAF NETO, Alexandre. Finanças corporativas e valor. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.


Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado