O papel do profissional de RH na estratégia da empresa

Profissionais de RH devem atuar de forma estratégica 

Cristiano Moreira (*)

120px-PalestraCPAs últimas décadas têm sido marcadas pela aceitação crescente de que o conhecimento e o aprendizado são essenciais para todas as organizações em um ambiente competitivo e gerador de grandes transformações.

As organizações vêm se dedicando a melhorar sua capacidade competitiva, introduzindo mudanças profundas em suas estratégias, sistemas, culturas, estruturas, buscando inovações tecnológicas para ganhar eficácia e ganhar uma vantagem competitiva. A gestão de pessoas assume e vem sendo compreendida como uma área central para efetivar essas mudanças nas organizações.

Nesse sentido, a função dos profissionais de RH reside na elaboração de políticas e práticas de RH agregadoras de valor aos seus stakeholders e na preparação do próprio gerente de linha para assumir esse seu papel complementar de gestor de pessoas.

Na administração da transformação e da mudança, os profissionais de RH tornam-se agentes quando realizam sistematicamente mudanças em forma de iniciativa (foco na implementação de novos programas, projetos ou procedimentos), de processos empresariais (foco na maneira como o trabalho é executado) e culturais (mudança da mentalidade comum).

Os profissionais de recursos humanos devem posicionar-se na organização, atuando de forma estratégica. Quando se conhece a estratégia do negócio, é possível acompanhar e monitorar a comunicação dentro da empresa, tomando decisões e realizando ações em todos os subsistemas, alinhados à estratégia empresarial.

O pensamento estratégico de RH é voltado não só para a retenção do colaborador que já está na empresa, através da motivação, treinamento, plano de carreira, benefícios, pesquisa de clima e avaliação do desempenho, mas também para a captação de novos candidatos para que estes venham auxiliar no crescimento da organização. Ser estratégico é posicionar-se de maneira coerente e participativa, podendo integrar as áreas e proporcionar o melhor para os colaboradores da organização, buscando otimizar resultados através das pessoas.

Hoje, a tendência é formar um RH que prepare os colaboradores, profissional e pessoalmente, com ética e responsabilidade social e focando a qualidade de vida dentro e fora das organizações.

 

(*) Cristiano Moreira é coordenador e professor do curso de Tecnólogo de Gestão em Recursos Humanos do Centro Universitário Plínio Leite\Anhanguera; e Gestor do Projeto Jovem Aprendiz do Sistema “S”. Mestre em Política Social e Trabalho pela UFF, doutorando em Recursos Humanos|Saúde do trabalhador pela PUC-RIO.

 

 

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado