O profissional de Marketing definirá a estratégia das corporações contemporâneas

A convergência das mídias trouxe para o marketing um poderoso aliado no relacionamento com o cliente

Ana Paula Damasceno Torres (*)

As constantes modificações enfrentadas na gestão das organizações no cenário mundial podem ser auxiliadas pelo profissional de marketing bem capacitado. Esse profissional com conhecimento estratégico, que utiliza todas as possibilidades da convergência midiática nas empresas, é um ator fundamental na construção de estratégias corporativas. O profissional de marketing deve conciliar a gestão dos conhecimentos corporativos com as novas tecnologias da informação. Nessa perspectiva, o encontro das mídias nas organizações apresenta-se como importante ferramenta de marketing e como diferencial competitivo para gestor contemporâneo.

Há pouco tempo, quando se falava em ambiente virtual para agregar valor mercadológico às ações da instituição, o que vinha à mente eram ações meramente publicitárias como banners, pop-ups, patrocínios em sites de terceiros e o próprio site da empresa. Há, no máximo dez anos, as estratégias de marketing digital eram construídas para atender ao usuário de um desktop conectado à internet através de um ponto fixo. Existiam algumas mídias que esse desktop podia acessar e que eram trabalhadas mercadologicamente (provedores de e-mail, “instant messengers”, algumas redes sociais, portais de vídeo, música e textos). Toda a comunicação visava atingir um grupo de consumidores que estavam fixos diante de um desktop.

Com a massificação da tecnologia portátil, novas ferramentas de geoprocessamento e geolocalização, além de redes sociais mais segmentadas, essa comunicação se modificou. No lugar de as pessoas passarem horas de seu dia diante da internet, o usuário ganhou a possibilidade de conectar-se de qualquer lugar e a qualquer momento. Essa conveniência possibilitou ao usuário estar realmente “on demand” em todos os momentos de seu dia.

A nova configuração de rotina abriu um grande espaço para ações de marketing junto a esse consumidor. Através dessas tecnologias, as organizações podem atuar junto ao indivíduo utilizando informações sobre seu interesse no momento e sua localização, mesmo que este esteja em trânsito. Esse cenário parece o eldorado do marketing: atender às necessidades imediatamente, a qualquer hora e em qualquer lugar.

A convergência das mídias trouxe para o marketing um poderoso aliado no relacionamento com o cliente. Esse poder, alinhado ao conhecimento de planejamento, à comunicação, ao reconhecimento correto do público alvo, e às oportunidades do ambiente virtual elevam o profissional de marketing a um nível superior, ao topo da gestão corporativa.

A internet ajuda a revolucionar o diálogo e a prática do Marketing com a comunicação e gestão nas empresas e seu super poder se divide entre a criatividade e o correto caminho para a distribuição de informação. O e-mail passou a redefinir o uso do telefone, mas esse aparelho ainda é uma forte e indispensável ferramenta de Marketing, especialmente após a chegada dos portáteis.

A internet faz com que pessoas ganhem tempo ao ir ao banco, pagar uma conta, ler um livro e notícias. E essa conectividade também permite ao profissional de Marketing, no ambiente de trabalho e fora dele, conectar-se com o mundo a partir de aplicativos e softwares com ilimitados recursos. A conectividade é a responsável por uma grande onda de transformação no mundo do Marketing.

Com ela, chegaram as salas virtuais, modificando os ciclos de contato antes presenciais. A internet passou a sustentar informações de diversas origens e finalidades, mas sem fim estratégico definido. O gestor de Marketing reconhece esse universo e o transforma em valor para as organizações.

Os conceitos que identificam a importância da convergência das mídias para o Marketing são o conhecimento e a informação. E em um contexto em que toda a convergência depende do conteúdo digital, um sistema baseado no conhecimento e na comunicação acende perspectivas para mudanças de valores. Na integração das mídias, esse valor é apresentado pelo Marketing.

O profissional de Marketing é, atualmente, o gestor ou o braço direito dos COs das companhias, ele é o responsável pelo sucesso ou não da estratégia que leva o produto ao cliente e deixa-o satisfeito. Com liberdade para criar e administrar, esse profissional pode alavancar uma instituição, mudar seu posicionamento de mercado e causar um grande estrago na concorrência.

(*) Ana Paula Damasceno Torres é coordenadora dos cursos de Comunicação e Marketing da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte. Bacharel em jornalismo, especialista em Marketing e mestranda em Gestão da Informação e do Conhecimento. Membro da Associação Brasileira de Televisão Universitária e idealizadora do projeto de Televisão e Rádio Digital em instituições de ensino.

 

A convergência das mídias trouxe para o marketing um poderoso aliado no relacionamento com o cliente

 

Ana Paula Damasceno Torres (*)

 

As constantes modificações enfrentadas na gestão das organizações no cenário mundial podem ser auxiliadas pelo profissional de marketing bem capacitado. Esse profissional com conhecimento estratégico, que utiliza todas as possibilidades da convergência midiática nas empresas, é um ator fundamental na construção de estratégias corporativas. O profissional de marketing deve conciliar a gestão dos conhecimentos corporativos com as novas tecnologias da informação. Nessa perspectiva, o encontro das mídias nas organizações apresenta-se como importante ferramenta de marketing e como diferencial competitivo para gestor contemporâneo.

 

Há pouco tempo, quando se falava em ambiente virtual para agregar valor mercadológico às ações da instituição, o que vinha à mente eram ações meramente publicitárias como banners, pop-ups, patrocínios em sites de terceiros e o próprio site da empresa. Há, no máximo dez anos, as estratégias de marketing digital eram construídas para atender ao usuário de um desktop conectado à internet através de um ponto fixo. Existiam algumas mídias que esse desktop podia acessar e que eram trabalhadas mercadologicamente (provedores de e-mail, “instant messengers”, algumas redes sociais, portais de vídeo, música e textos). Toda a comunicação visava atingir um grupo de consumidores que estavam fixos diante de um desktop.

 

Com a massificação da tecnologia portátil, novas ferramentas de geoprocessamento e geolocalização, além de redes sociais mais segmentadas, essa comunicação se modificou. No lugar de as pessoas passarem horas de seu dia diante da internet, o usuário ganhou a possibilidade de conectar-se de qualquer lugar e a qualquer momento. Essa conveniência possibilitou ao usuário estar realmente “on demand” em todos os momentos de seu dia.

 

A nova configuração de rotina abriu um grande espaço para ações de marketing junto a esse consumidor. Através dessas tecnologias, as organizações podem atuar junto ao indivíduo utilizando informações sobre seu interesse no momento e sua localização, mesmo que este esteja em trânsito. Esse cenário parece o eldorado do marketing: atender às necessidades imediatamente, a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

A convergência das mídias trouxe para o marketing um poderoso aliado no relacionamento com o cliente. Esse poder, alinhado ao conhecimento de planejamento, à comunicação, ao reconhecimento correto do público alvo, e às oportunidades do ambiente virtual elevam o profissional de marketing a um nível superior, ao topo da gestão corporativa.

 

A internet ajuda a revolucionar o diálogo e a prática do Marketing com a comunicação e gestão nas empresas e seu super poder se divide entre a criatividade e o correto caminho para a distribuição de  informação. O e-mail passou a redefinir o uso do telefone, mas esse aparelho ainda é uma forte e indispensável ferramenta de Marketing, especialmente após a chegada dos portáteis.

 

A internet faz com que pessoas ganhem tempo ao ir ao banco, pagar uma conta, ler um livro e notícias. E essa conectividade também permite ao profissional de Marketing, no ambiente de trabalho e fora dele, conectar-se com o mundo a partir de aplicativos e softwares com ilimitados recursos. A conectividade é a responsável por uma grande onda de transformação no mundo do Marketing.

 

Com ela, chegaram as salas virtuais, modificando os ciclos de contato antes presenciais. A internet passou a sustentar informações de diversas origens e finalidades, mas sem fim estratégico definido. O gestor de Marketing reconhece esse universo e o transforma em valor para as organizações.  

 

Os conceitos que identificam a importância da convergência das mídias para o Marketing são o conhecimento e a informação. E em um contexto em que toda a convergência depende do conteúdo digital, um sistema baseado no conhecimento e na comunicação acende perspectivas para mudanças de valores. Na integração das mídias, esse valor é apresentado pelo Marketing.

 

O profissional de Marketing é, atualmente, o gestor ou o braço direito dos COs das companhias, ele é o responsável pelo sucesso ou não da estratégia que leva o produto ao cliente e deixa-o satisfeito. Com liberdade para criar e administrar, esse profissional pode alavancar uma instituição, mudar seu posicionamento de mercado e causar um grande estrago na concorrência. 

 

(*) Ana Paula Damasceno Torres é coordenadora dos cursos de Comunicação e Marketing da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte. Bacharel em jornalismo, especialista em Marketing e mestranda em Gestão da Informação e do Conhecimento. Membro da Associação Brasileira de Televisão Universitária e idealizadora do projeto de Televisão e Rádio Digital em instituições de ensino.

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