Pós-doutorado em Meteorologia no IAG-USP

Agência FAPESP 

O Projeto Temático “Amostragem e modelagem de aerossóis biogênicos primários no Sul-Sudeste do Brasil: associado às melhorias de modelos climáticos” oferece uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição acaba em 28 de setembro de 2020.

O projeto é desenvolvido no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), sob a coordenação do professor Fábio Gonçalves. O objetivo é avaliar as taxas de emissão desses bioaerossóis da cobertura agrícola dos Estados de Minas Gerais e São Paulo para melhorar as previsões dos modelos de comportamento das nuvens.

O bolsista avaliará o impacto do uso da terra como fontes de partículas biológicas de nucleação de gelo (INPs) e o efeito da estação e das várias práticas agrícolas. O trabalho envolverá a medição do fluxo de INPs biológicos influenciados pela mecanização da colheita do café e por outras culturas e práticas de restauração florestal em particular.

O estudo interdisciplinar será realizado em colaboração com cientistas de cinco institutos de pesquisa e universidades no Brasil e colaboradores do Institut National de la Recherche Agronomique (França), Lund University (Suécia), Consiglio Nazionale delle Ricerche (Itália) e Aarhus University (Dinamarca), representando conhecimentos em física atmosférica, meteorologia, microbiologia, biologia molecular, astrobiologia, engenharia ambiental e modelagem de nuvem.

As candidaturas devem ser encaminhadas para o e-mail do professor Gonçalves (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3843.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

 

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado