As inscrições podem ser realizadas até 18 de novembro
A Agence Nationale de la Recherche (ANR), da França, está com inscrições abertas, até 18 de novembro, para a chamada de propostas de pesquisa entre cientistas franceses e de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo.
Nesta chamada, a ANR consolidou programas anteriores em um Generic Call 2015. A chamada segue os termos do acordo de cooperação mantido pela ANR com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Tanto a Fapesp quanto a ANR disponibilizarão aos pesquisadores de seus países, cada uma, o valor de € 250 mil por projeto com duração média de três anos.
Para a edição de 2015, os temas selecionados são:
- Neurociências e Doenças Cardiovasculares
- Pesquisa Marinha
- Ciências Sociais e Humanidades
Um pré-cadastro dos interessados deve ser feito exclusivamente pelo pesquisador parceiro francês por meio de procedimento determinado pela ANR.
Os projetos deverão ser apresentados pelo proponente parceiro na França, em março de 2015, por meio de procedimento definido pela ANR, de acordo com as regras aplicáveis e cronograma detalhado a ser divulgado pela agência francesa. O pesquisador responsável em São Paulo deve determinar se a proposta se enquadra na modalidade Auxílio à Pesquisa Regular ou Projeto Temático.
Fonte: Agência Fapesp