Selecionados receberão bolsas de estudo, mas custearão as passagens aéreas
A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, de Portugal, estão com inscrições abertas, até 20 de dezembro, para cinco bolsas de estudo para interessados em realizar pesquisas em arquivos, bibliotecas ou centros de memória e documentação em Portugal.
A duração máxima do programa é de dois meses, e os selecionados devem ser estudantes de mestrado ou doutorado. Os alunos receberão auxílio de € 700 por mês para custear a permanência no país. As despesas com passagem aérea, seguro-saúde e passaporte serão de responsabilidade dos aprovados.
“Para participar da seleção, o candidato deve apresentar o projeto de pesquisa original do mestrado ou doutorado, o plano de trabalho em Portugal com definição do período desejado para a viagem e aceite do orientador, carta-convite de um pesquisador em Portugal, duas cartas de recomendação de pesquisadores reconhecidos no Brasil, comprovação de inscrição em programa de pós-graduação e histórico escolar da graduação”, diz a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Mais informações podem ser obtidas no site da Cátedra Jaime Cortesão.
Fonte: Agência Fapesp