Computador consegue ler sonhos em tempo real

Cientistas dão o maior passo nessa área

Cientistas de cinco universidades japonesas conseguiram, pela primeira vez na história, penetrar no mundo dos sonhos e identificar o que uma pessoa enxerga enquanto dorme.

O procedimento é a combinação de dois exames de mapeamento do cérebro analisados em computador, em tempo real, enquanto as pessoas dormem, por meio de máquinas de eletroencefalograma e ressonância magnética.

A experiência contou com voluntários que dormiam no laboratório e, enquanto sonhavam, suas ondas cerebrais oscilavam e o computador fazia a leitura, guardando as informações. Foram registrados 200 sonhos.

Os cientistas acordavam as pessoas e perguntavam o que elas tinham visto. Com algumas limitações, o computador interpretou 20 imagens, como: homem, mulher e carro. Houve 80% de acerto nas análises. Esse é o maior passo que a ciência conseguiu dar para desvendar o mapeamento do mundo dos sonhos.

“Saber mais sobre o conteúdo deles e como se relacionam com a atividade cerebral pode nos ajudar a entender sua função”, avaliou o neurocientista Yukiyasu Kamitani, um dos autores do estudo. O grupo de cientistas é o mesmo que, em 2008, criou uma técnica para ler a mente de pessoas acordadas.

Fonte: Super Interessante

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado