Manuscritos do Mar Morto com mais de dois milênios são publicados na internet

Registros contêm capítulos do Velho Testamento: Dez Mandamentos, Gênesis e outros

Parte dos manuscritos do Velho Testamento com mais de 2 mil anos, que foram encontrados no Mar Morto foram fotografados e disponibilizados para consulta na internet pela Autoridade de Antiguidades de Israel, na terça-feira (18).

Entre os pergaminhos, estão os fragmentos dos Dez Mandamentos, o Capítulo 1 do Livro de Gênesis, o Capítulo de Salmos e o Livro de Isaías, que está completo, mas apócrifo. Esses registros foram encontrados em 1947 por acaso por um pastor de cabras, numa gruta em Qumran, próxima ao mar da Cisjordânia, sendo considerados uma das descobertas arqueológicas mais importantes do Século XX.

Os documentos mais antigos são do século III antes de Cristo, e os mais recentes são do ano 70, quando houve a destruição do segundo templo judeu por legiões romanas. A maior parte desse acervo está guardada no Museu de Israel, em Jerusalém, e alguns foram apresentados no exterior, mas a fragilidade limita sua manipulação e exposição à luz.

A digitalização dos registros foi realizada, principalmente, por especialistas da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), que utilizaram as técnicas mais modernas de tratamento de imagem.

Para consultar parte dos pergaminhos, consulte o site The Leon Levy Dead Sea Scrolls Digital Library.

Fonte: UOL

Adicionar comentário