Pesquisadores constatam outros males para quem passa horas em frente ao computador
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Colúmbia e de Pittsburgh analisou o que está embutida em fotos de pessoas ricas, magras e boazinhas. A conclusão é preocupante para os usuários das redes sociais, mais especificamente do Facebook: a imagem positiva que surge a partir da página faz com que o autocontrole das pessoas diminua, e um dos efeitos disso é a agressividade.
“Quando você se sente bem consigo mesmo, você se sente no direito de fazer as coisas. E você quer proteger aquela imagem melhorada, o que faz com que as pessoas reajam tão fortemente àquelas que não concordam com suas opiniões”, explicou Keith Wilcox, um dos autores do estudo, ao Wall Street Journal.
Os cientistas analisaram o perfil de 541 pessoas e concluíram que os internautas do Facebook ficam mais pobres e gordos. O perfil dos indivíduos que passam mais tempo online e que possuem muitos amigos na rede social registra que têm mais chances de se alimentarem mal, de ter mais gordura no corpo, além de contraírem mais dívidas no cartão de crédito.
Outro dado diz que quem passou ao menos cinco minutos no Facebook preferiu degustar um biscoito do que uma barra de cereal. Outro tópico diz que os usuários tornavam-se preguiçosos em resolver problemas matemáticos e desistiam mais facilmente. O porta-voz do Facebook não quis comentar o assunto ao Wall Street Journal.
Fonte: Folha de S. Paulo