Líder da pesquisa sugere que é essencial distribuir prioridades diárias
O fim do ano se aproxima, e com ele começam inúmeros concursos de vestibulares e etapas seletivas de programas de pós-graduação. E é justamente nessa época que muitas pessoas tornam-se insones para dedicar mais horas aos estudos, esquecendo os importantes intervalos de descanso.
Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles-EUA, diagnosticou que trocar noites de sono pelo estudo piora o desempenho acadêmico. A análise foi feita com 535 estudantes das três séries do ensino médio de três escolas diferentes de Los Angeles, onde alunos passavam mais tempo em frente aos livros e apostilas.
Constatou-se que após duas semanas nesse ritmo, os alunos tinham mais dificuldade para compreender o conteúdo do dia seguinte e precisavam se dedicar com mais afinco para resolver questões de provas, ocasionando o contrário do que haviam planejado.
Para Andrew Fuligni, líder da pesquisa, o ideal é que o estudante saiba distribuir suas prioridades diárias e suspender atividades menos essenciais nesse período, como sair com amigos ou ver televisão.
Fonte: Guia do Estudante