Pensar que vamos morrer é bom para a vida, revela estudo

Especialista crê em mudanças de comportamento em pessoas que querem evitar a morte

“Tem-se jeito para tudo no mundo, menos para a morte”. O ditado popular prenuncia um assunto que muitas pessoas evitam: a morte. Mas, segundo a professora Kenneth Vail, da Universidade do Missouri (EUA), é benéfico que as pessoas tenham a consciência de que não são imortais e que vão partir um dia.

Um dos pontos positivos apontados pela especialista é de que a certeza da morte pode incentivar o indivíduo a tentar dar uma qualidade melhor à sua vida profissional ou pessoal. Outro fator é que pessoas que têm doenças terminais têm a tendência de tomar precauções para que sua presença no mundo seja adiada por um tempo maior.

Kenneth Vail ainda acrescenta que a mudança de comportamento, já que a pessoa passou a se preocupar com a morte, pode lhe dar sensação de bem-estar.

“O resto dos experimentos de campo e estudos de laboratórios minuciosamente analisados, reproduziram estas conclusões e outras similares, as quais demonstram que a coincidência da morte pode motivar um incremento das expressões de tolerância, igualdade, empatia e pacifismo”, explicou Kenneth Vail.

Fonte: Universia

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado