Posição do portal está incólume desde a penúltima divulgação do ranking
O Ranking Web of World Repositories, conhecido como Webometrics, divulgou que a Scientific Electronic Library Online (SciELO) Brasil permanece na liderança entre os maiores portais de informação científica com acesso aberto e gratuito do globo. A posição da SciELO Brasil está incólume desde 2011, quando foi publicada a penúltima edição do ranking.
Segundo Abel Packer, da coordenação do programa SciELO, a posição no ranking de Top Portais da Webometrics é devido a um planejamento que vem sendo feito desde o lançamento da SciELO, em 1998, de aumentar sua participação e de seus acervos em todos os elementos de referência de informação científica online.
“Isso mostra o valor que a coleção brasileira de periódicos científicos tem em termos de conteúdo, presença e impacto e representa o reconhecimento do esforço da Fapesp e de todos os parceiros do SciELO para melhorar, cada vez mais, a qualidade da coleção como um todo e de cada um de seus periódicos”, informou Packer.
Como critérios na elaboração do ranking, o CSIC usa os números de páginas indexadas das coleções de periódicos em programas de busca na internet, como o Google, assim como os números de links externos que direcionam para o serviço, medido por um sistema desenvolvido pelo Yahoo Site Explorer. Para conhecer o site, acesse a página do SciELO Brasil.
Fonte: Agência Fapesp