Cultura e culinária de mãos dadas em Frankfurt

Fernando Alves (*)

frankfurt-Rucola02O cosmopolitismo da cidade de Frankfurt reserva surpresas muito além da boa culinária alemã. Cidade de grandes feiras – entre elas a Buchmesse (Feira do Livro), maior evento do setor – ela atrai visitantes de todo o mundo.

A Feira do Livro de Frankfurt é o maior evento internacional do gênero no mundo. Desde 1949, reúnem-se em Frankfurt 7 mil expositores e 280 mil visitantes. Os números parecem pequenos, se comparados com os da Bienal do Livro de São Paulo, que recebeu 740 mil visitantes na última edição, em 2010.

A diferença fundamental entre os dois eventos está no "peso" dos visitantes. No caso brasileiro, os visitantes principais são alunos, leitores e consumidores finais, enquanto no caso alemão, os visitantes principais são representantes de editoras do mundo todo que buscam livros para serem impressos em seus respectivos países; negociam-se direitos autorais.

Frankfurt é a quinta maior cidade da Alemanha, com 670 mil habitantes e cerca de 5 milhões de habitantes na área metropolitana. É o segundo maior centro financeiro da Europa (o primeiro é Londres), e abriga  a sede do Banco Central Europeu. Seu nome completo é Frankfurt am Main (Francoforte do Meno), mas é mais conhecido somente como Frankfurt. Veja a evolução histórica da cidade milenar, que começa no ano 794 d.C. no link da Central de Informações Turísticas.

Por indicação da amiga e editora Cristiana Negrão, tivemos o prazer de conhecer o “Rucola”, restaurante italiano com uma cozinha clássica e um acolhimento de cantina. Até um garçom português para nos atender como se estivéssemos no Brasil!

frankfurt Rucola01Combinação impagável? Nada! Pagam-se preços médios e a relação custo-benefício vale a pena. Como sugestão, experimente (claro!) a salada de rúcula com cogumelos selvagens e parmesão (primeira foto). Como prato principal, a maravilhosa massa com lascas de trufa negra (segunda foto).

A carta de vinhos é generosa e uma boa combinação para essa boa e farta refeição é um Montepulciano DOC Incanto. O site do Rucola Bistro Pizzeria traz a carta de vinhos e o endereço da casa. Em Frankfurt, permita-se essa “viagem” aos sabores da Itália!

Fotos: Fernando Alves

(*) Fernando Alves é editor do Portal Professornews