Evento reúne memória e exposições de conflitos do Brasil no Século XX

O Centro Histórico Overlord promoverá a 2ª edição do Militaria Fest Brasil, que reunirá exposições e acervos sobre a participação do Brasil na II Guerra Mundial, das Revoluções de 1930 e 1932, assim como outros conflitos do Século XX. O evento acontecerá no salão da União Fraterna, Água Branca, em São Paulo-SP, nos dias 9 e 10 de dezembro.

Segundo os seus organizadores, o professor de História e autor de livros sobre a Força Expedicionária Brasileira (FEB), Cesar Campiani e publicitário Ricardo Della Rosa, criador do site Tudo Por São Paulo 1932, o grande intuito do evento é manter acesa a memória dessas épocas da História do Brasil, assim como o avivamento para as novas gerações.

Ao ProfessorNews, Cesar Campiani explicou o objetivo do evento: “O Militaria Fest Brasil surgiu para acrescentar no calendário cultural da cidade de São Paulo um evento para reunir historiadores, colecionadores e fãs de peças históricas militares. Esse encontro visa a confraternização e o debate sobre antiguidades que, por si só, contam a história do Brasil e de São Paulo da primeira metade do Século XX”.

Dentre as várias atrações da Militaria Fest Brasil, destacam-se a exposição do Museu da Polícia Militar de São Paulo, feira de antiguidades de uniformes e apetrechos militares, barracas de colecionáveis de plastimodelismo, decoração, literatura, discos e CDs, loja de produtos de Airsoft (esporte de combate com armas de munição de bolinhas de plástico), além de uma barbearia ambientada da década de 1940.

Os visitantes terão mais um motivo para pensar que é mais um contemporâneo dos anos 20-40, pois a moda vintage estará presente com grupos de reencenação histórica, com as pin-ups, soldados da FEB e profissionais de vários ofícios do passado que estarão ambientados em cenas de época, como em carros e viaturas antigas.

 “Os objetos militares são itens comuns em nossa cultura material, já que não é difícil encontrar algum familiar que tenha participado de um conflito e, ao voltar para casa, tenha trazido algum objeto que usou ou que capturou como troféu de guerra. Mas, infelizmente, os museus com temática militar são negligenciados no Brasil e as raridades são mantidos pelos colecionadores privados; muitos, inclusive, ajudam a manter a história viva em exposições e eventos”, acrescentou Campiani.

A União Fraterna fica na Rua Guaicurus, 27, Água Branca, São Paulo-SP, nos dias 9 e 10 de dezembro – sábado, das 11h às 19h, e domingo, das 9h às 18h.

Para saber mais, acesse a página no Facebook do Militaria Fest Brasil e o vídeo do evento no YouTube.

 

Texto e reportagem: Alexandre César (especial para o ProfessorNews)

Fotos e vídeo: Cesar Campiani