Pedro Lenza destaca novo método de ensino em várias disciplinas

Lenza201203221A Livraria Saraiva contou com a presença de professores e autores ilustres no lançamento da Coleção Esquematizado, na última quinta-feira (23), no Shopping Paulista, em São Paulo.

Idealizada e coordenada pelo advogado e professor de Direito, Pedro Lenza, a Coleção Esquematizado é uma série de 10 livros que, segundo o autor, é um novo método de ensino, com linguagem clara e eficaz para o uso de professores, estudantes e ‘concurseiros’ de todo o Brasil.

Em livro de sua autoria, Direito Constitucional Esquematizado, Pedro Lenza criou uma padronização de abordagem de fácil acesso para aqueles que têm dificuldades de compreensão em assuntos mais complexos.

“O livro tem 10 anos e já se encontra na 16ª edição, e já recebi muitas ligações e e-mails ao longo desses anos de pessoas agradecendo a mim por terem passado em concursos e exames. Isso é muito gratificante e, depois do sucesso, essas pessoas me pediram para aumentar a coleção com outros assuntos que também caem em concursos. Por conta disso, convidei os profissionais mais gabaritados que conheço em suas respectivas áreas para também escreverem", apontou Pedro Lenza.

A obra original acabou inspirando a elaboração de livros especializados em outros temas do direito e de conhecimentos. Na coleção, estão livros em Português, Comércio Internacional, Contabilidade Geral e outros.

Segundo Lenza, muitos temas discutidos atualmente na justiça são novos e causam dúvidas no meio jurídico, principalmente, para alunos que prestam concursos na área do Direito e que precisam estar com o conhecimento na ponta da língua.

“Um assunto que vem criando dificuldade é o Direito Homoafetivo, pois muitos ainda não sabem como lidar com as leis. Há juízes que são mais conservadores, mas precisam entender que suas opiniões não devem suplantar o que determina a Suprema Corte. Para quem ainda é leigo nesse assunto, é bom se informar, porque pode ser pedido em provas e exames”, argumentou.

Sobre assuntos complexos, o advogado deu dicas de quais questões têm aparecido com mais frequência nos concursos e que precisam de atenção especial dos candidatos. “Considero o Controle de Constitucionalidade e Direitos Fundamentais os assuntos mais complexos e densos da área constitucional. E as provas no Brasil inteiro vêm pedindo conhecimentos nessas áreas; por isso mesmo, estudei as questões e inseri parágrafos bem explicados no livro sobre esses temas”, explicou.

Lenza201203222No evento de lançamento, Pedro Lenza fez questão de agradecer a presença dos colegas autores, dos seus leitores e da Editora Saraiva. “Primeiramente, agradeço aos meus leitores, pois o livro já está no mercado há 10 anos e, se não fossem eles, eu não continuaria o trabalho. Também agradeço aos meus colegas que estão aqui e pela iniciativa da Editora Saraiva que nos dá todo o apoio para desenvolvermos essa coleção de sucesso”, finalizou o autor.

Texo e fotos: Alexandre César