As bibliotecas da Harvard University

Seu acervo é composto por 19 milhões de exemplares


harvard 20.10 library IMG 20151014 140539912 HDR 1Numa universidade como Harvard, com cursos de graduação, pós-graduação, extensão e programas de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento, há diversas bibliotecas. Ao total, são mais de setenta, com um acervo estimado em 19 milhões de exemplares. O número pode impressionar, mas há aspectos interessantes.

harvard 20.10 widener IMG 20150828 091454611 HDRA maior biblioteca é a Widener, que completou 100 anos de existência neste ano. O seu acervo é dirigido a ciências sociais aplicadas e humanidades. O prédio da biblioteca tem seis andares e quatro subsolos, e nas suas escadarias cabem mais de 600 pessoas. No centro da biblioteca está exposto um exemplar original da bíblia de Guttemberg, mas, infelizmente, a biblioteca não está aberta ao público.

A biblioteca específica para os cursos de graduação, a Lamont,  funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. E há alunos estudando madrugada adentro.

harvard 20.10 IMG 20151014 140212935 HDRHá também bibliotecas bastante especificas, como por exemplo, a Houghton, especializada em livros, manuscritos e pergaminhos raros, tanto que para acessá-la não se pode levar nem sacolas, mochilas ou malas. Nesta biblioteca, houve uma exposição sobre livros relacionados ao Alice no País das Maravilhas, edições antigas em inglês e em outras línguas. Sobre outras línguas, há a Yenching, cuja coleção é composta de livros e revistas em línguas da Ásia, como japonês, chinês, coreano, tibetano, mongol, vietnamita. Recentemente, esta biblioteca adquiriu uma coleção de publicações do período em que a Manchúria foi domínio do Japão.

Em Harvard, um livro que você encontrou no sistema de busca e que seja de seu interesse pode ser entregue na biblioteca mais próxima do seu departamento. Não é necessário ir até a biblioteca onde está o livro, se não quiser. Outra facilidade é a de poder percorrer pelo sistema as capas e os sumários dos livros que estão na estante, ou seja, é uma estante virtual. Uma vez que os livros estão agrupados por assuntos, se você achou algum interessante no sistema, outros podem estar próximos.

Caso o livro que você queira não estiver no acervo das bibliotecas, a universidade pede emprestado de outra; vão buscar e entregam na biblioteca indicada por você em Harvard. Esse é um dos serviços impecáveis oferecidos por uma biblioteca de Harvard.

Texto e fotos:  Silvio Miyazaki

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado