USP entre as 100 mais do mundo em reputação acadêmica

Unicamp também aparece na lista de excelência internacional

usp estatua20120324De acordo com o ranking de reputação acadêmica da revista britânica Times Higher Education (THE) de 2013, a Universidade de São Paulo (USP) é a única instituição brasileira a figurar entre as 100 instituições de melhor reputação do ensino superior.

O fato impressiona também por USP ser a única em toda a América do Sul a constar da lista. A posição da universidade brasileira está entre a 61ª e a 70ª colocação, pois o ranking relaciona as 50 primeiras e, depois, de 10 em 10, até a 100ª colocação.

Apesar de a lista apresentar apenas 100 universidades, o THE divulgou que outra universidade paulista, que é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aparece entre as 200 melhores.

Confira a lista das 10 melhores universidades, em que seis são norte-americanas. Universidade de Harvard, Universidade de Cambridge, Universidade de Oxford, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade de Stanford, Universidade de Princeton, Universidade da Califórnia em Los Angeles, Universidade de Tóquio e Universidade de Yale.

“A reputação de uma universidade é algo subjetivo, mas importa profundamente em um mercado global tão altamente competitivo como o atual. Tem também um sério impacto na atração de talentos, tanto na forma de estudantes como de docentes, bem como de encorajar investimentos de indústrias ou benfeitores”, informou Phil Baty, editor do Times Higher Education Rankings.

Fonte: Agência Fapesp

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado