15 de outubro é Dia do Professor no Brasil
No dia 15 de outubro de 1827, por meio de um decreto, o D. Pedro I determinou a criação do ensino elementar no Brasil, e que em todas as cidades, vilas e lugarejos houvessem escolas para ensinar a ler e escrever.
A prática da comemoração foi introduzida muito tempo depois por um grupo de professores, tendo à sua frente o Professor Salomão Becker, que lembrava das homenagens prestadas aos professores no dia 15 de outubro na sua cidade natal, Piracicaba, no Estado de São Paulo.
A comemoração do Dia do Professor no Brasil, em 15 de outubro, foi oficializada pelo Decreto 52.682, de 14 de outubro de 1963.
Dia do Professor em outros países
Em outros países, o Dia do Professor é comemorado em diferentes dias. Exemplos:
- Argentina: 11 de setembro
- China: 10 de setembro
- Coreia do Sul: 5 de maio
- Estados Unidos: terça-feira da primeira semana completa de maio (com exceção do Estado de Massachussetts)
- Índia: 5 de setembro
- México: 15 de maio
Dia Internacional do Professor
O Dia Internacional do Professor, instituído pela Unesco, é comemorado em 5 de outubro.
Nessa data, cerca de 20 países comemoram também o seu Dia "Nacional" do Professor: Alemanha, Canadá, Holanda, Paquistão, Rússia...
Dia do Professor no Japão
Em alguns países, como no Japão, não existe o Dia do Professor.
Por que não se comemora o Dia do Professor no Japão, que é um dos países que mais importância dá à educação? A razão parece ser simples: a profissão de Professor é "tão importante" quanto a de médico, advogado, economista, sociólogo etc.
Se houvesse um feriado para comemorar o Dia do Professor, outras categorias profissionais também teriam direito a feriado. Imagine só o número de dias úteis que existiria durante o ano!