Gravidez não é obstáculo para MBA internacional

A jornada dupla é difícil, mas compensadora

Muitas mulheres ficam divididas entre a ascensão na carreira e a maternidade, pois elas são “cobradas” pela sociedade e por elas mesmas e algumas acham que a opção de ser mãe acabará anulando a carreira por conta da dificuldade de conciliar as duas coisas.

As mulheres que se arriscam em uma jornada dupla acabam descobrindo que atuar nos dois cenários não é tão complicado quanto parece. O número de mamães no MBA internacional tem aumentado; O fato de estar grávida não é mais um fator negativo para a escolha de MBA internacional.

“O que irá mudar, no caso das mamães, é que elas devem procurar opções de alojamento maiores do que os oferecidos pelas escolas, já que nesse caso, algumas vezes o papai vai junto, ou para auxiliar a esposa ou mesmo para fazer o curso também”, afirma Marcelo Ambrozio, Sócio da MBA House. Ter um companheiro que apoia e entende a importância da carreira da esposa é fundamental nesse momento.

Dentre as escolas que se enquadram nas necessidades das famílias que optam por fazer um MBA juntos, podem ser citadas: Tuck; Stanford; MIT; Insead Fontainebleau; Jonhson (Cornell); Ross (Michigan University); Judge (Cambridge University); Said (Oxford); Kellogg; e Cranfield. Essas são apenas algumas das escolas que se encaixam no perfil. “O período de maternidade e MBA junto é difícil, mas é preciso lembrar que o esforço a longo prazo vale a pena”, comenta Marcelo.

Durante o curso é preciso ficar atenta em alguns pontos:

- Mantenha contato com outras mulheres que aceitaram o mesmo desafio, pois além de servir como troca de experiências, podem surgir negócios ou parcerias.

- Tenha ao seu lado um parceiro, pois mulheres que podem contar com a parceria e incentivo do companheiro tendem a ter mais sucesso, já que as tarefas e preocupações podem ser divididas.

- Durante a jornada dupla de MBA + Maternidade, a mulher deverá tomar diversas decisões difíceis. Ter mentores e conselheiros é fundamental para ajudar nesses momentos.

 

A oportunidade é única e não deve deixar passar, pois conciliar carreira e maternidade nem sempre é fácil, mas também não é coisa de outro mundo. A experiência de viver fora do país será um beneficio e tanto para o currículo e na vida, um aprendizado que vale o esforço.

Fonte: Assessoria de Imprensa da MBA House

Adicionar comentário