Escolha da carreira: licenciatura ou bacharelado?

A escolha depende da vocação de cada um

120px-Ashs-teacher-and-studentsPara escolher entre um Bacharelado e uma Licenciatura, o estudante deve levar em conta a sua vocação, pois o bacharelado forma profissional para uma área do amplo mercado de trabalho e a licenciatura forma professor para lecionar nos níveis médio e fundamental.

Por exemplo, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), os alunos de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática cursam juntos as mesmas disciplinas no primeiro ano: Cálculo, Álgebra Linear, Fundamentos de Geometria e outras disciplinas.

A partir do segundo ano, os alunos de Licenciatura em Matemática frequentam disciplinas como: Política Educacional, Psicologia da Educação, Didática e Metodologia do Ensino, além de fazer estágio em estabelecimentos de ensino médio e fundamental. Já os alunos de Bacharelado em Matemática dedicam-se a disciplinas como: Equações Diferenciais, Topologia, Análise e estudos dirigidos, focados para a carreira de pesquisador em Matemática.

Em outro exemplo, o curso de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oferece Licenciaturas em Língua Portuguesa, Língua Portuguesa e Francesa, Língua Portuguesa e Espanhola e Bacharelados em Língua Portuguesa (Pesquisador), Língua Portuguesa (Crítico Literário), Língua Francesa (Tradutor) e Língua Inglesa (Tradutor).

Segundo a UFPE, o profissional formado nesse curso deverá ter domínio da língua materna e da língua estrangeira escolhida, assim como competência linguística e textual para o domínio de leitura dos mais variados tipos de texto, além de adquirir uma visão interdisciplinar na área de Ciências Humanas e Sociais que lhe possibilite melhor desempenho como professor, pesquisador e tradutor.

Em suma, um bacharel é preparado para atuar no mercado de trabalho, enquanto um futuro licenciado recebe cargas de aulas direcionadas para ser professor dos ensinos médio e fundamental.

E quanto à habilitação? Um bacharel em Economia está habilitado a exercer a profissão de Economista; um bacharel em Ciências Contábeis está habilitado a exercer a profissão de Contador após aprovação em exame de suficiência; o licenciado em Letras é habilitado a lecionar disciplinas para as quais recebeu a habilitação.

Por exemplo, no curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP existe o bacharelado, bem como a licenciatura, com habilitação em cada uma das seguintes línguas:

Alemão

Árabe

Armênio

Chinês

Coreano

Espanhol

Francês

Grego

Hebraico

inglês

Italiano

Japonês

Latim

Linguística

Português

Português e Alemão

Português e Árabe

Português e Armênio

Português e Chinês

Português e Coreano

Português e Espanhol

Português e Francês

Português e Grego

Português e Hebraico

Português e Inglês

Português e Italiano

Português e Japonês

Português e Latim

Português e Linguística

Português e Russo

Russo

Assim, o bacharelado em Russo (ou em qualquer outra língua) habilita para o mercado de trabalho, enquanto a licenciatura em Russo (ou em qualquer outra língua) habilita para os ensinos em nível médio e fundamental.


Fontes: UFPR; UFPE; USP

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado