Empreendedorismo juvenil: alunos do colégio de São Paulo recebem orientações do Sebrae

Em parceria com Sebrae, Colégio Guilherme Dumont Villares estimula em seus alunos a consciência pró-ativa e a disseminação da cultura empreendedora

empreendedorismo juvenil colegio guilherme d vilaresEscolher qual carreira seguir não é uma decisão fácil de tomar, especialmente na fase da adolescência, com todas as pressões e dúvidas. Mas, por que não ser dono de seu próprio negócio? Para auxiliar os seus alunos nessa escolha, o Colégio Guilherme Dumont Villares realiza, desde 2003, o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, em parceria com o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-São Paulo).

Os estudantes têm aulas sobre empreendedorismo a partir do 1º ano do ensino fundamental. Durante o curso, eles aprendem a desenvolver o nome, a controlar o fluxo de caixa, a conhecer o mercado, a concorrência, tudo o que um empreendedor precisa saber ao dar início à sua própria empresa.

Tudo que foi aprendido durante o ano é colocado na prática durante uma feira. Existem empresas como: O Mundo das Ervas Aromáticas; Sabores e Aromas da Terra; Oficina de Brinquedos Ecológicos; Locadora e Venda de Livros; Novas Ideias, Grandes Negócios (produtos recicláveis); Empreendedorismo Social - Espaço Solidário, com alunos brincando com as crianças durante o evento, realizando oficina de maquiagem, jogos, pinturas, etc. Todo o tema é voltado para o lado social, ecológico e sustentável.

Completando 10 anos no Colégio, o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos já começa a dar seus frutos. Ex-alunos do colégio da zona sul de São Paulo são donos do próprio negócio, com clinica veterinária, escritório de advocacia, escola de reforço escolar, entre outros.

O objetivo do programa desenvolvido pelo Colégio é assegurar aos alunos uma formação que os capacite a enfrentar os desafios futuros do mercado de trabalho. "Temos plena convicção de que o Ensino Fundamental não pode mais limitar-se a alfabetizar e dar formação básica. É indispensável a formação da consciência pró-ativa e a disseminação da cultura empreendedora entre as crianças e jovens", diz Eliana Aun, diretora do Colégio Guilherme Dumont Villares.

A metodologia do programa contempla a vivência do aluno nas diversas fases do curso. O tema proposto para cada série é adequado à faixa etária correspondente, bem como os jogos, dinâmicas de grupo, exercícios e pesquisas intra e extraclasse.

O material instrucional e a metodologia do Programa Jovens Empreendedores têm se constituído em verdadeiras alavancas para o desenvolvimento da cultura empreendedora no Colégio, incentivando e instrumentalizando as crianças e jovens a pensar e agir como empreendedores.

Esse programa já rendeu ótimos resultados: em um levantamento feito pelo colégio, mais de 80% dos jovens que participam desses projetos sentem segurança na escolha da profissão.

O Colégio Guilherme Dumont Villares entende que é indispensável que a escola se mobilize no sentido de oferecer aos jovens a oportunidade de entrar no mercado de trabalho mais fortalecidos, mais seguros, mais competentes, mais criativos e, sobretudo, mais felizes; predispostos a enfrentar situações novas, a tomar iniciativas, a conhecer hierarquias, a reconhecer a autoridade, as dinâmicas internas e as relações de poder que estão presentes nas diversas instituições do mundo do trabalho.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Colégio Guilherme Dumont Villares

Foto: Divulgação

 

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado