Você sabe elaborar um currículo adequadamente?

Para não ser desclassificado antes mesmo da entrevista de seleção, vale a pena atentar para alguns aspectos

Um currículo bem elaborado pode ser decisivo para ser contratado em um emprego almejado. Se você não conseguir se comunicar adequadamente no primeiro contato, que é via currículo, suas chances de concorrer à vaga já ficam bastante minimizadas.

Erros muito comuns, alguns por vício de linguagem, falta de capricho (desleixo), linguagem inadequada etc. podem ser decisivos para sua desclassificação em um processo de seleção.

O CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo) elaborou uma lista de principais recomendações para o candidato a uma vaga ser bem sucedido.

Cuidado com os erros de português

No processo de triagem para a seleção de candidatos, dependendo da área, erros de português eliminam definitivamente o candidato.

Dê informações completas

Seja diferente dos outros e aborde aspectos positivos realizados em suas atividades anteriores, mas sem exageros.

Não escreva demais

O texto do currículo deve ser objetivo, o mais conciso possível. "Novelas" cansam o leitor. Descreva no currículo somente os fatos mais importantes de seus empregos anteriores que demostrem sua vivência profissional.

Seja caprichoso

Apresente o currículo como se estivesse fazendo uma transação com cliente importante, isto é, com impressão de boa qualidade em papel também de boa qualidade, sem muitos "enfeites", formatos de letras adequadas. Releia o que escreveu até ficar completamente satisfeito.

Use linguagens apropriadas

O texto deve ser formal, claro e impessoal. Evite o uso de frases como "eu fiz...", "eu desenvolvi...", para não passar a imagem de profissional egocêntrico e prepotente. Substitua por frases como "desenvolvimento de projeto em ...", "obtenção de financiamento de..." etc.

Atenção com as datas

Períodos em que trabalhou em cada empresa devem ser informados, pois o selecionador precisa saber o nível de estabilidade profissional. Se, por acaso, trabalhou por muito pouco tempo em algumas empresas, elabore justificativas.

Não exagere nos enfeites

O texto não pode estar "colorido" demais; não há necessidade. O texto limpo é uma das garantias de que o selecionador fará a leitura completa de seu currículo.

Fonte: CRC-SP

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado