Lista de melhores profissões tem atuário no topo e repórter em último

Professor universitário está entre as melhores posições da lista

120px-juramentoO site norte-americano especializado em empregos, CareerCast.com, elencou 200 profissões e as qualificou entre “melhores e piores” nos Estados Unidos, em 2013. As cinco mais prestigiadas são: atuário, engenheiro biomédico, engenheiro de software, otorrinolaringologista e consultor financeiro.

As cinco piores são: lenhador, soldado, ator, trabalhador de refinaria de petróleo e repórter de jornal, em último. Professores universitários figuram na 14ª posição. A lista foi produzida segundo os seguintes critérios: demandas físicas, ambiente de trabalho, renda, estresse e perspectivas de contratação. Os pesquisadores utilizaram informações do Centro de Estatísticas do Trabalho e de outras agências do governo americano.

No topo do ranking, a profissão de atuário possui média salarial anual de US$ 87 mil, com 27% de possibilidades de crescimento.

“Quem tem habilidade em matemática e estatística pode encontrar oportunidades gratificantes como atuário. A carreira é um desafio, e está em constante evolução. É um processo de aprendizagem ao longo da vida”, explicou Cecil Bykerk da Academia Americana de Atuários.

Já em relação ao ofício de repórter de jornal impresso, com estimativa de queda profissional de 6% ao ano, com ganhos anuais de US$ 36 mil, o consultor Paul Gillin disse que “é um trabalho que perdeu o seu brilho dramaticamente ao longo dos últimos cinco anos e deverá cair ainda mais até 2020. O modelo de impressão não é sustentável. Ele provavelmente será extinto dentro dos próximos dez anos”, opinou.

Confira a lista no site do CareerCast.com.

Fonte: Globo.com

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado