Reprovação de 89,7% é realidade dos cursos de Direito, afirma presidente da OAB

Prova de 2013 apresentou o maior índice de não aprovados desde que foi unificada

800px-StudyingO exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vem sendo um verdadeiro terror aos profissionais recém-formados do curso de Direito.

Isso porque, na última sexta-feira (22), foram divulgados os resultados do IX Exame de Ordem. Dos 114.763 candidatos, apenas 11.820 conquistaram o direito de atuarem como advogados, com uma reprovação de 89,7%. A prova deste ano apresentou o maior percentual de reprovação desde que foi unificada.

De acordo com Marcos Vinicius Coelho, presidente do Conselho Federal da OAB, esse índice de reprovação “representa a realidade” dos cursos e estudantes de Direito no Brasil, onde três fatores são as causas: baixa qualidade da maioria das faculdades; “repetência acumulada”, já que muitos candidatos não são aprovados em várias ocasiões; e possibilidade de graduandos prestarem a prova.

“As boas universidades apresentam bons índices de aprovação. Na primeira tentativa, 70% dos seus alunos são aprovados e, na segunda ou terceira, todos os alunos passam. Isso prova que o problema está na formação e não no Exame”, opinou Marcos Vinícius Coelho.

Fonte: Paulo Cézar Pastor Monteiro (Última Instância)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado