Saiba identificar a hora de engolir sapos no trabalho e aprenda a expor sua opinião

Especialistas discorrem sobre formas de evitar problemas no trabalho com chefes e colegas

Em reportagem da jornalista Simone Cunha, no portal Universo on Line, qualquer profissional pode obter dicas para não “engolir” sapos no seu ambiente de trabalho, seja dos chefes ou dos colegas. Uma das grandes questões de quem comumente não sabe se defender é quando aceita broncas injustas ou não sabe expor sua opinião, o que acaba freando uma possível ascensão profissional.

De acordo com Celso Estrella, diretor da CriaCorp Desenvolvimento Empresarial, há maneiras de evitar problemas com o chefe. “Isso não significa, necessariamente, aceitar tudo de forma passiva. Mas é importante absorver tais situações para buscar se aprimorar e evitar problemas”, disse. Muitas pessoas temem discordar de quem, hierarquicamente, está acima de sua posição, mas é bom lembrar que os líderes não são donos da razão e, neste caso, divergir da opinião deles em algumas ocasiões pode evitar que uma equipe saia dos eixos.

“Para isso, é fundamental ter argumentos irrefutáveis para comprovar que sua ideia pode ser melhor do que a sugerida pelo chefe, além de oferecer menos problemas para serem gerenciados ao longo do processo”, sugeriu a psicóloga Inês Cozzo Olivares, diretora e sócia-fundadora da T'AI Consultoria.

Mas caso o diálogo não funcione, Mari Cordeiro, diretora executiva da M&S, desaconselha continuar batendo na tecla. “Bater o pé não vai levar a nada produtivo, sem contar que o gestor tem o poder de te demitir”.

Confira as nove dicas para não engolir sapos no trabalho, no site UOL.

Fonte: UOL

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado