Ex-atriz e musa adolescente destaca-se com a criação de um teorema
O ProfessorNews desta semana dedica a coluna a todos os fãs da série de TV Anos Incríveis (1988-1993), exibida na época pela TV Cultura.
Quem já ouviu falar em Danica McKellar? Provavelmente ninguém, mas para os “meninos” da época, quem não era apaixonado pela Winnie Cooper, a namoradinha do Kevin Arnold? Pois é, a ex-musa adolescente cresceu e... desapareceu. Pelo menos, não tem confirmado muito sua presença no mundo do entretenimento.
No entanto, Danica é encontrada em discussões acadêmicas e eventos literários, já que se tornou profissional da Matemática e conhecida autora de alguns livros. Mas você pode até se perguntar: o que o mundo da TV tem haver com Matemática? E a resposta pela lógica é: nada. "Quando entrei na faculdade, eu tinha a intenção de estudar Cinema. Mas, achei que meu cérebro estava muito preguiçoso e comecei a me dedicar às aulas de matemática. Foi aí que percebi que era boa de resolver equações. Acabei seguindo este caminho estranho..." disse Danica à revista Maxim em abril de 2011.
Danica McKellar, 37 anos, nasceu em La Jolla, California, nos Estados Unidos, e passada a época de Anos Incríveis, ela resolveu largar de forma integral o mundo artístico e foi estudar na Universidade da Califórnia. Lá, em parceria com seu grupo de estudo, ajudou um professor a desenvolver um teorema que hoje é chamado de Chayes-Mckellar-Winn.
O teorema baseia-se no processo de percolação (distribuição de algo, por exemplo, o escoamento de um líquido por tubos interconectados ou um vírus espalhando-se por uma população) e trata da possibilidade de percolar por meio de uma rede quadriculada com determinados parâmetros (entre eles a temperatura e a "probabilidade de passagem", ou P).
A partir daí, Winnie, ou melhor, Danica McKellar tornou-se escritora e publicou os seguintes livros: Math Doesn’t Suck, Kiss My Math e Hot X: Algebra Exposed!, com intuito de estimular meninas a estudarem matemática ainda na infância. Hoje, Danica está casada (sim, rapazes, ela não é mais solteira) com o compositor Mike Verta, com quem tem um filho, Draco, de dois anos.
Mesmo um pouco afastada das telas, Danica disse que pretende dar aulas e atuar em TV ao mesmo tempo. Para quem sofreu com a disciplina de Matemática a vida inteira, será que não abriria uma exceção e seria aluno assíduo dessa professora?
Fontes: Revista Galileu, Revista Veja
Fotos: Divulgação