Comportamento em festas de fim de ano pode afetar imagem profissional

Especialistas dão dicas de como evitar gafes em eventos sociais

Em matéria da repórter Letícia Arcoverde, do jornal Valor Econômico, de 18 de novembro, consultores de etiqueta empresarial dão dicas de como os profissionais devem cuidar da exposição de imagem em festas e confraternizações no ambiente de trabalho. E também como evitar que eventuais gafes contribuam para um possível desgaste na vida profissional.

Também é bom lembrar que, nessas ocasiões, estarão reunidos não só colegas com o mesmo cargo, mas também seus superiores, por exemplo. “Ainda que sejam momentos de descontração e comemoração, não se pode esquecer que esses eventos são profissionais”, disse a consultora de comportamento e imagem profissional Maria Aparecida Araújo.

Uma atitude que pode causar má impressão é se uma pessoa faltar à festa, o que poderia significar a desvalorização do ambiente de trabalho.

“Além do mais, esses encontros são boas oportunidades para fazer networking e ganhar visibilidade com os superiores”, acrescentou a especialista em desenvolvimento de pessoas Stefania Giannoni. Evitar o consumo excessivo de álcool também é uma dica importante, além de manter sua postura, aliada com bom humor.

De acordo com Stefania Giannoni, autores de excessos em festas corporativas acabam ‘marcados’, já que, nas próximas festas, os colegas esperarão um comportamento semelhante. Isso sem falar que a pessoa passe a não ser mais convidada para outros eventos, além de diminuir suas chances de crescimento na empresa.

“Estamos sendo observados constantemente. E alguém sempre pode se beneficiar da má conduta de um colega”, avaliou Maria Aparecida.

Fonte: Jornal Valor Econômico

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado