A medida provisória do ensino médio vai à sanção presidencial

O Senado Federal aprovou o texto da mudança do ensino médio no último dia 8

O plenário do Senado Federal aprovou no último dia 8, por 43 votos a favor e 13 contra, a Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016, que reformula o ensino médio no Brasil.

As principais alterações em relação ao regime atual são: flexibilização curricular, ampliação da carga horária e a formação técnica dentro da grade do ensino médio.

O texto, que vai para a sanção do presidente da República, Michel Temer, prevê uma política de indução da escola em tempo integral.

Um comitê presidido pela secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, está elaborando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base definirá as competências e objetivos de aprendizagem nas quatro áreas do conhecimento: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, e ciências humanas e sociais aplicadas.

A seguir, a reprodução do texto divulgado pelo MEC, que aborda as principais alterações:

Ampliação – A carga horária do ensino médio subirá de 800 para 1.400 horas. As escolas farão a ampliação de forma gradual, mas nos primeiros cinco anos já devem oferecer 1.000 horas de aula anuais.

A BNCC, que é obrigatória a todas as escolas, deverá ocupar o máximo de 60% da carga horária total do ensino médio, sendo o tempo restante preenchido por disciplinas de interesse do aluno, que poderá eleger prioridades de acordo com a área de formação desejada em uma das cinco áreas de interesse: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.

Técnico – Atualmente, o estudante que almeja uma formação técnica de nível médio precisa cursar 2.400 horas do ensino médio regular e mais 1.200 horas do técnico. Com a mudança, o jovem poderá optar por uma formação técnica profissional dentro da carga horária do ensino médio regular e, ao final dos três anos, ser certificado tanto no ensino médio como no curso técnico. Cada estado e o Distrito Federal organizarão seus currículos a partir da BNCC e das demandas dos jovens, que terão melhores chances de fazer suas escolhas e construir seus projetos de vida.

Disciplinas – Além dos componentes curriculares previstos na BNCC, o novo ensino médio prevê a obrigatoriedade das disciplinas de língua portuguesa e de matemática ao longo dos três anos. Além disso, a língua inglesa, que não era obrigatória segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), passará a ser a partir do sexto ano do ensino fundamental. Porém, no ensino médio, as redes poderão oferecer outras línguas estrangeiras, com prioridade para o espanhol.

Prazos – A partir da publicação da BNCC, os sistemas de ensino terão o ano letivo seguinte para estabelecer o cronograma de implantação das principais alterações na Lei e iniciar o processo de implementação a partir do segundo ano letivo. O texto aprovado permite, ainda, que as redes autorizem profissionais com notório saber para ministrar aulas exclusivamente em disciplinas dos cursos técnicos e profissionalizantes.

Motivação — Atualmente, mais de 1 milhão de jovens de 17 anos que deveriam estar no terceiro ano do ensino médio estão fora da escola. Outros 1,7 milhão de jovens não estudam nem trabalham. O resultado mais recente do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) também mostra a defasagem do formato atual do ensino médio brasileiro. O último levantamento realizado mostrou que o país está estagnado.

Em 2015, segundo o MEC, o ensino médio não alcançou a meta estipulada, de 4,3 pontos no Ideb. O indicador se mantém estável desde 2011, na casa dos 3,7. Verifica-se também elevadas taxas de abandono na escola e o declínio gradual do desempenho dos estudantes.

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que mediu o conhecimento dos estudantes de 72 países em leitura, ciências e matemática, cujos dados foram divulgados em dezembro do ano passado, mostraram que o Brasil está no mesmo nível há dez anos entre os países com pior desempenho, com a média dos estudantes brasileiros abaixo da obtida pelos demais países.

Nos conhecimento em matemática dos estudantes brasileiros, observou-se a primeira queda desde 2003, início da série histórica da avaliação. Constatou-se que sete em cada dez alunos brasileiros com idade entre 15 e 16 anos estão abaixo do nível básico de conhecimento.

Motivos não faltam para alterar o que não está produzindo resultados satisfatórios. Com essas alterações no ensino médio, o objetivo do Ministério da Educação é flexibilizar o currículo atual, excessivamente acadêmico e desconectado da realidade do mercado de trabalho, melhorar a gestão e valorizar a formação de professores.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

 

 

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