28 de abril: Dia Mundial da Educação

História de um homem que lutou pela educação: Salvador Arena

flores holambraA Fundação Salvador Arena é uma instituição filantrópica idealizada e criada em 1964 pelo engenheiro Salvador Arena, empresário do setor metalúrgico e fundador da Termomecanica São Paulo S.A. Há meio século, a entidade mantém atividades de apoio social voltadas à transformação social e, em especial, à educação. 

O modelo de educação criado por Salvador Arena foi um dos precursores da educação em tempo integral em escolas públicas brasileiras. Antes de ser aplicado no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena, na Grande São Paulo, o projeto de escola-modelo foi apresentado a autoridades como Margareth Thatcher, primeira-ministra do Reino Unido, em 1979, a autoridades políticas brasileiras e aos responsáveis por uma das melhores universidades dos Estados Unidos (Oklahoma Christian University).

Salvador Arena foi alfabetizado somente aos dez anos de idade, mas dedicou boa parte de sua vida à educação e criou o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena, hoje reconhecido como umas das instituições de ensino mais conceituadas e concorridas do Brasil.

Conheça um pouco de sua história:

1965 – Salvador Arena, preocupado com a formação de seus funcionários, contrata professores para atender aos funcionários após a jornada de trabalho dentro da própria empresa.

1970 – Salvador Arena idealiza um modelo de educação em tempo integral para escolas públicas. Até então, algo semelhante só era feito em escolas particulares. A revista Visão, na época referência nacional em economia e política, publica uma reportagem sobre o modelo de educação desenvolvido por Salvador Arena. A notícia despertou a atenção de um renomado grupo de educadores que, posteriormente, procurou Arena para dar continuidade ao projeto.

1975 – O modelo de educação é apresentado por Salvador Arena à presidência da república no Brasil, além de outras autoridades políticas da época.

1985 – Salvador Arena apresenta o modelo de educação para a então primeira-ministra do Reino Unido, Margareth Thatcher, aos responsáveis pelo Oklahoma Christian University, uma das principais universidades dos Estados Unidos.

1989 – Salvador Arena implanta a escola-modelo, com quatro salas de aula, em um prédio ao lado de sua metalúrgica, na Grande São Paulo. A escola daria origem ao Colégio Termomecanica. A educação, que já era oferecida gratuitamente a funcionários, passa a ser oferecida também a crianças da comunidade.

1990 – A Fundação Salvador Arena amplia os serviços oferecidos, transferindo as aulas para um novo espaço no bairro Alvarenga, em São Bernardo do Campo.

2002 – Nasce o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena, que além do Colégio Termomecanica, passa a abrigar a Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT). Nos anos seguintes, são feitas melhorias no Centro Educacional com a implantação de modernos equipamentos esportivos e um teatro, com capacidade para 600 pessoas.

2015 – São quase R$ 50 milhões de orçamento por ano, gastos com cerca de 2.400 alunos da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior, representando um orçamento de quase R$ 20 mil por aluno por ano – volume semelhante ao orçamento gasto por governos de países como Canadá e Japão com seus alunos, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fundação Salvador Arena

 

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado