São Paulo coloca mais de 1.500 policiais nas portas das escolas

Principal meta é minimizar os conflitos nas entradas e nas imediações das instituições

Com a intenção de assegurar a segurança de estudantes e professores, o Governo do Estado de São Paulo decidiu, no segundo semestre deste ano, disponibilizar 1.550 policias militares em 775 escolas da capital, região metropolitana, Campinas e Baixada Santista.

De acordo com o governo, a ação servirá para “inibir e prevenir conflitos desenvolvidos pelo Sistema de Proteção Escolar nas unidades paulistas”. Os soldados da PM vão trabalhar sempre em duplas e em turno de oito horas.

A principal meta é minimizar os conflitos nasentradas e nas imediações das instituições e dar continuidade às ações preventivas já aplicadas, como a Ronda Escolar e o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e, principalmente, o Sistema de Proteção Escolar.

De acordo com o Governo, atualmente, as escolas estaduais contam com 2.688 educadores que atuam na prevenção de problemas escolares, como proteger estudantes de fatores de risco e resolver comportamentos discriminatórios (racistas, homofóbicos, entre outros). Para isso, eles passam por formações de técnicas de justiça restaurativa, além de elaborar jogos, dinâmicas, rodas de conversa, sempre em linguagem jovem e que envolva toda a escola.

“Mais do que deslocar um efetivo da polícia, o projeto tem a meta de unir programas preventivos das duas Pastas. Em conjunto, serão criadas soluções inteligentes para minimizar delitos – tais como vandalismo e furto - e diminuir o uso da força policial em áreas mais vulneráveis”, disse o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação de São Paulo

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado