Colégio, que não cobra mensalidade dos alunos, eleva índices de aprovação de 17% para 77,2% em quatro anos

O desempenho na prova do ENEM também melhora, ultrapassando a marca dos 9%

O Colégio Termomecanica (CTM), da Fundação Salvador Arena, que é gratuito, encontrou um jeito diferente da maioria das instituições de ensino da Grande São Paulo para preparar os alunos para os vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O índice de alunos aprovados em universidades públicas passou de 17% em 2010 para 77,2% em 2014. Além disso, a média total do resultado no ENEM, considerando a parte objetiva e a redação, passou de 672,78 em 2009 para 734 em 2012, último resultado divulgado pelo Ministério da Educação.

Os resultados são frutos de professores altamente capacitados e atividades curriculares diferenciadas, como aulas de educação financeira, agricultura, modelismo, filosofia, inglês e espanhol, oferecidas paralelamente ao currículo básico escolar desde a educação infantil. Outra iniciativa são as atividades que envolvem temas que são amplamente discutidos no país, como política, economia, literatura e direitos humanos. Os assuntos são levados para a sala de aula e para o evento “Arena em Debate”, que traz personalidades dessas áreas para bate-papos com os estudantes.

O projeto “CEFSA Solidário”, do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena, também contribui para que os alunos estejam mais atualizados. O objetivo é colocar o estudante em contato com a comunidade e estimulá-lo a pesquisar assuntos como, por exemplo, a deficiência visual, tema abordado no último ano, e os efeitos do dióxido de carbono no meio ambiente, tema da edição de 2014.

 

O que é a Fundação Salvador Arena

Idealizada e criada em 1964 pelo engenheiro Salvador Arena, empresário do setor metalúrgico e proprietário da Termomecanica São Paulo S. A., a Fundação Salvador Arena é uma instituição civil de finalidade filantrópica, direito privado e sem fins lucrativos que mantém atividades de apoio social voltadas à transformação social e, em especialmente, educação.

Hoje, a Fundação Salvador Arena é administrada por um Conselho Curador, que manteve os projetos originais e vem ampliando os investimentos sociais e educacionais ao longo dos últimos anos. Além de desenvolver projetos próprios, como o Colégio Termomecanica e a Faculdade de Tecnologia Termomecanica, a Fundação implementa programas que visam ao fortalecimento do terceiro setor por meio do apoio a entidades beneficentes, filantrópicas e ONGs e da capacitação de dirigentes e técnicos dessas organizações.

Em 2013, o foco de investimento da Fundação Salvador Arena foi educação, que recebeu o maior volume de recursos, da ordem de R$ 41 milhões, seguido de assistência social, para a qual mais de R$ 6 milhões foram aplicados em iniciativas de desenvolvimento social, comunitário e fortalecimento de organizações do terceiro setor.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fundação Salvador Arena (CDN Comunicação Corporativa)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado