Férias: descansar ou estudar?

Especialistas sugerem doses equilibradas de descanso e estudo

Para alguns alunos, as férias significam descanso, viagens, diversão, mas, para quem está se preparando para ingressar na universidade, as férias podem ser um período importante para um melhor desempenho no vestibular. Aí, surge a pergunta: o que fazer? Descansar e recuperar as energias para começar o segundo semestre de cabeça tranquila ou estudar, estudar e estudar?

Depende de muitos fatores, que varia de pessoa para pessoa. O mais recomendável é estudar e tirar algumas horas para descansar. Segundo Alessandra Venturi, coordenadora pedagógica do Cursinho da Poli, “O importante é que o aluno veja o recesso como um período para reorganizar sua rotina de estudos, mas não deixe de estudar. Independentemente de ter ido bem no primeiro semestre, esse é o momento de rever seu desempenho, avaliar e traçar um plano de estudos, para voltar das férias com força total”.

Para o Prof. Giba, diretor do Cursinho, o recesso pode servir para recuperar o atraso e a defasagem em alguma disciplina. “Os alunos devem aproveitar as férias para repor os estudos e acompanhar as aulas que não foram estudadas. O segundo semestre é puxado, o tempo é mais curto, e nada melhor que aproveitar o momento de folga para recuperar algum conteúdo perdido. Depois, descansar um pouco, é claro. O descanso é fundamental para aumentar a energia e pôr as ideias no lugar”.

É preciso ficar atento e saber equilibrar lazer e estudos. Estudar demais e deixar de lado o lazer e o descanso pode atrapalhar o desempenho do aluno. “É preciso reorganizar sua rotina dividindo o tempo. Os vestibulandos precisam descansar um pouco, mas também aproveitar o período de recesso para revisar o conteúdo, refazer provas antigas e recuperar a defasagem em alguma disciplina. O importante é manter o foco e não esquecer que o vestibular se aproxima”, comenta Alessandra.

Portanto, a grande dica é: estude muito, mas lembre-se de que também os momentos de lazer e descanso podem contribuir para melhorar seu desempenho no vestibular.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Cursinho da Poli, em entrevista com Alessandra Venturi, coordenadora pedagógica do Cursinho da Poli, e Prof. Giba.

Adicionar comentário