Universidade mais prestigiada do Japão é a Todai

A Universidade de Tóquio (Todai) é também uma das melhores universidades do mundo

A mais prestigiosa e tradicional instituição de ensino superior no Japão é a Universidade de Tóquio, conhecida como Todai (Tokyo Daigaku).

A Universidade de Tóquio, fundada em 1877, possui cursos em todas as áreas de conhecimento, em cinco campi, onde estudam cerca de 28 mil alunos. Além da reconhecida qualidade dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação, há um grande número de pesquisas publicadas, o que a torna uma universidade de ponta.

Um dos indicadores da importância da pesquisa é o numero de vezes que os artigos são citados. No período de quatro anos, entre 2012 e 2016, os trabalhos acadêmicos dos professores da Universidade de Tóquio foram citados 350 mil vezes, uma estatística impressionante. Seus ex-alunos obtiveram sete prêmios Nobel.

Uma das razões entre as quais a Universidade de Tóquio ser bastante prestigiada relaciona-se com o mercado de trabalho. A elite do funcionalismo público do Japão, muitos ministros e presidentes de órgãos governamentais japoneses se formaram nessa universidade. No setor privado, também se  consegue emprego relativamente fácil com os conhecimentos adquiridos na Todai.

Texto e foto: Silvio Miyazaki

 

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado