Verão em Harvard

Jovens americanos e asiáticos em férias passeiam pelos seus pátios

harvard silvio1 menorReconhecida como uma das melhores universidades do mundo, a Harvard University, que se localiza em Cambridge, no Estado de Massachussetts, Estados Unidos, foi fundada em 1636. Entre seus alunos, 47 personalidades foram laureadas com o Prêmio Nobel e 32 são ou foram chefes de Estado (presidentes ou primeiros-ministros) de diversas nações. Barack Obama e John F. Kennedy, por exemplo, são ex-alunos da universidade.

É o sonho de muitos estudantes e seus pais, bem como de profissionais de diversas áreas, um dia estudar em Harvard. Entretanto, mesmo deixando de lado a barreira financeira, isso não é fácil. A taxa de aceitação daqueles que se candidatam a fazer uma graduação em Harvard é baixa, pois de cada 100 candidatos, somente 5 são selecionados.

Mesmo assim, nas férias de verão dos Estados Unidos, temos observado várias excursões de estudantes adolescentes e pré-adolescentes pelos pátios gramados de Harvard. O que estão fazendo aqui? Passeando, evidentemente! Mas numa excursão diferenciada, uma vez que, em vez de ir a um parque de diversões, estão se distraindo em Harvard, mesmo sem entender claramente a importância da universidade.

harvard silvio2 excursaoAlém de excursões de estudantes norte-americanos, há uma profusão de grupos de estudantes asiáticos: do Japão, da Coreia do Sul, de Taiwan, de Cingapura e, predominantemente, da China. Já notamos famílias de latino-americanos, incluindo brasileiros, passeando por Harvard, mas ainda não nos deparamos com uma excursão de estudantes latinos.

Há algum sentido em enviar o filho numa excursão que inclui um passeio em uma universidade renomada?

Texto e fotos: Silvio Miyazaki

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado