Universidade de Coimbra vai usar Enem para ingresso de brasileiros

Instituição aceitará apenas o modelo brasileiro aos candidatos do Brasil

portugal coimbraEstudantes brasileiros interessados em cursar uma graduação na Europa já podem tentar ingressar na Universidade de Coimbra, Portugal, através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A instituição lusitana é a mais antiga de Portugal e será a primeira no exterior a aceitar o Enem como processo seletivo.

Para a seleção, a Universidade de Coimbra aceitará os resultados do Enem de 2011, 2012 e 2013, sem a necessidade de brasileiros prestarem os exames da instituição, obrigatórias até o ano passado.

As notas na prova terão pesos diferentes de acordo com o curso ao qual o interessado pretende ingressar. No site da universidade, é possível acessar a tabela com os pesos das pontuações. A Universidade de Coimbra possui 23 mil estudantes, dos quais, mais de dois mil são brasileiros.

“Temos acompanhado a evolução e o sucesso do Enem. Prova disso é o número de universidades brasileiras que aceitam o exame como forma de ingresso. São instituições que respeitamos muito. O Enem tem qualificações equivalentes (às exigidas pelos exames portugueses). Consideramos que podemos aceitar sem necessitar passar por prova”, disse Joaquim Ramos de Carvalho, vice-reitor da Universidade de Coimbra.

Fonte: Agência Brasil

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado