Coordenadores e professores sugerem temas divorciados das necessidades empresariais
Flavio Farah (*)
O propósito do trabalho é examinar os problemas da grade curricular dos cursos de Administração e tentar identificar suas causas. Os cursos de Administração padecem de sérios problemas curriculares, problemas que impedem esses cursos de fornecer aos respectivos alunos as competências requeridas pelas empresas.
A análise da grade curricular dos cursos pesquisados sugere que as competências não fornecidas são: lógica, pensamento crítico e solução de problemas; comunicação empresarial; relações humanas (competências comportamentais); valores morais; planejamento operacional; gestão do comportamento.
As possíveis causas dessas deficiências são as seguintes: 1) não existe suficiente consenso entre coordenadores e professores sobre a importância de o curso de Administração proporcionar empregabilidade aos formandos; 2) como consequência, embora os cursos de Administração deixem de fornecer aos alunos várias competências requeridas pelas empresas, os respectivos coordenadores e professores sugerem, como novos conteúdos para esses cursos, temas divorciados das necessidades empresariais, temas caracterizados mais pela “modernidade” do que pela urgência.
Palavras-chave: Curso de Administração, grade curricular, problemas curriculares, empregabilidade, necessidades empresariais
Para ler o artigo completo, acesse este link.