Recomendação pode atrasar planos de professores e cientistas durante 2014
Por conta da Copa do Mundo de Futebol, que será disputada no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou uma nota oficial recomendando uma pausa na produção acadêmica e científica durante o torneio ao Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP).
Dentre vários motivos, os principais estão os altos preços pedidos pela rede hoteleira e pelas companhias aéreas. A Capes teme que a falta de procura por hospedagens e passagens prejudiquem os eventos, congressos, palestras, conferências e outros encontros acadêmicos.
A Copa do Mundo é um dos maiores eventos esportivos do globo, e será disputado nas seguintes cidades-sede: Recife (PE), Natal (RN), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS).
Veja a nota oficial divulgada pela Capes.
“A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com base em recomendações do Ministério da Educação e em virtude da realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014, solicita a toda a comunidade acadêmica que busque evitar apresentar propostas de solicitação de recursos ao Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) para realização de conferências, palestras, congressos e outros eventos a serem planejados para realização nas cidades-sede da Copa do Mundo. A medida se justifica pelo elevado custo das passagens aéreas, altos valores praticados pela rede hoteleira e demais dificuldades logísticas inerentes ao período, aí incluída a dificuldade para reserva de hotéis e aquisição de passagens aéreas”.