Pesquisa mostra os diferentes perfis de alunos

Pesquisadores da Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) traçaram um perfil psicológico de 51 mil pessoas, que pode auxiliar os professores a entenderem seus alunos. Fazendo uso de um questionário online (www.temperamento.com.br), os estudiosos analisaram o perfil de pessoas com idades entre 11 e 32 anos.

Diogo Lara, médico psiquiatra e professor titular da Faculdade de Biociências da PUC-RS, aplicou os resultados obtidos em uma sala de aula e concluiu que, dentro de um ambiente de ensino, existem quatro perfis de estudantes: estáveis, internalizados ou inibidos, instáveis e externalizados. De acordo com ele, esses perfis são baseados em características pessoais e sentimentos que se manifestam no indivíduo durante uma aula, em escolas ou faculdades. "Os tipos são determinantes para o sucesso ou fracasso do ensino. O desafio do professor é se adequar aos seus estudantes para aumentar o rendimento da turma", diz.

O perfil predominante em uma escola são os estáveis, que compreendem 30% dos alunos. "Eles são perfeccionistas, bem dispostos e têm perfil de liderança. É o grupo mais fácil de trabalhar, pois se adaptam a diferentes tipos de atividades com facilidade", explica Lara.  Contudo, o mesmo não acontece com os internalizados ou inibidos, que representam de 20 a 25% dos estudantes e possuem características como timidez e depressão. Eles lidam bem com aulas expositivas, mas não gostam de trabalho em grupo. Além disso, participam pouco da aula. Os conhecidos como "galera do fundão" receberam a denominação de instáveis e representam de 20 a 25% dos alunos em uma sala de aula. Apresentando comportamentos como alternância de humor e agitação, esse grupo tende a não lidar bem com regras e ensinamentos monótonos. Aulas interativas são bem recebidas por eles. Segundo o psiquiatra, os professores devem ser pacientes com este grupo e saber conversar.

Por fim, existem os externalizados, que também se sentam no fundo da sala e representam de 20 a 25% dos estudantes. Conforme o estudo, eles são desinibidos e não gostam de aulas formais, preferindo atividades dinâmicas e esportivas, nas quais possam descarregar energia. Lara explica que a diferença deste grupo para os instáveis está na forma como lidam com conflitos. Para os professores que desejam reconhecer os perfis dos seus alunos, Lara sugere analisar o local onde os estudantes costumam sentar. Os estáveis, por exemplo, preferem as mesas no centro ou na frente da sala. Os Inibidos, geralmente, escolhem as cadeiras da frente, e os externalizados e instáveis se reúnem no fundo.

Fonte: Terra

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