Brasília vai sediar as Olimpíadas Universitárias de 2019

Vistos de atletas estrangeiros serão subsidiados


No início de novembro, o Comitê Executivo da Federação Internacional de Esportes Universitários (Fisu) elegeu Brasília (DF) como a sede dos Jogos Universitários Mundiais (Universíade) em 2019.

Na eleição, a Capital Federal derrotou Budapeste e Hungria, e viu a desistência de Baku e Azerbaijão antes da votação. O anúncio foi feito em Bruxelas, na Bélgica, pelo presidente da Fisu, Claude-Louis Gallien, no último dia 9.

“A Universíade foi realizada uma vez no Hemisfério Sul, em Porto Alegre, em 1963. Trazer a competição para Brasília é um exemplo da expansão do movimento do esporte universitário e chamará a responsabilidade da América do Sul para apoiá-lo. A unidade e a diversidade do Brasil, um povo mestiço de europeus, africanos, indígenas e asiáticos, fazem dele um país disposto a receber a Universíade de braços abertos. Com valores alinhados à visão da Fisu, nosso país elevará o diálogo entre as culturas e as nações, reforçando a igualdade e a diversidade”, comemorou na ocasião, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

O ministro falou também do programa do governo federal para desenvolver o esporte estudantil, desde a escola fundamental até o ensino universitário, com a execução de programas de construção e reforma de quadras, complexos esportivos e pistas de atletismo.

Por fim, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, revelou que os vistos de entrada no Brasil dos atletas serão gratuitos, que as despesas com as inscrições serão ressarcidas e que os gastos com passagens aéreas para Brasília, dos atletas que chegarem pelo Rio ou por São Paulo, serão subsidiados.

Fonte: Ministério do Esporte

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado