Professores terão de melhorar o nível dos alunos para receber diploma

Governo pretende oferecer pós-graduações gratuitas em instituições públicas e privadas

professora ensino basicoO Ministério da Educação (MEC) deverá anunciar em breve um programa para qualificar e melhorar o desempenho de professores e estudantes dos ensinos médio e superior, nas áreas de Biologia, Química, Física e Matemática.

Segundo o órgão, essas quatro disciplinas são as que mais apresentam problemas de qualidade nas escolas e faculdades. Para tentar melhorar o quadro, o Governo Federal pretende oferecer cursos gratuitos de pós-graduação aos professores dessas matérias, que lecionam em escolas públicas do ensino médio.

“Hoje, gasta-se muito com formação dos professores, mas a melhoria não chega aos alunos”, disse Mozart Neves, coordenador do programa do MEC.

Essa avaliação do corpo discente ainda não está definida. Já o professor poderá refazer o curso, caso seja reprovado. Para o ministro Aloizio Mercadante, uma das causas da baixa qualidade nessas matérias é a falta de interesse dos vestibulandos em cursar uma licenciatura e tornarem-se professores.

“Temos um número insuficiente de professores nessas áreas. E a procura pelas licenciaturas é insuficiente”, avaliou.

Para tentar remediar essa tendência, o MEC planeja também criar incentivos para que os estudantes se voltem para as licenciaturas.

Fonte: Fábio Takahashi (Folha de S. Paulo)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado