Pesquisa mostra que cotas não aumentam número de alunos de escola pública em vestibular

Universidades do Sul do país mostram informações contrárias das do Estado de São Paulo

assembleia fflchSegundo pesquisa realizada pelo jornal Folha de S. Paulo, os vestibulares da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) não apresentaram um aumento no índice de estudantes da escola pública que optaram pelo sistema de cotas.

Esse dado contrasta com a porcentagem de alunos que concluem o ensino médio no país, cerca de 85%, mas que são minoria na maioria dos vestibulares nas escolas superiores públicas.

Segundo especialistas entrevistados pela Folha, o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos, tem seduzido mais os alunos. “O ProUni atraiu muitos egressos de escolas públicas para as faculdades privadas”, afirmou Alexandre Oliveira, sócio da Meritt, empresa de consultoria em educação.

Apenas a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), das instituições analisadas, estão entre as que tiveram aumento de candidatos vindos das escolas públicas aos seus processos seletivos.

Fonte: Guia do Estudante

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado