Alagoanos conseguem cursar faculdade 40 anos depois de aprovados no vestibular

Seus nomes haviam sido retirados da lista de matrícula sem explicação alguma

120px-krsna hrka 43Numa decisão inédita da Justiça brasileira, dois alagoanos conseguiram reingressar na faculdade 40 anos depois de aprovados no vestibular.

A Justiça de Alagoas concedeu a Raimundo Alencar, 65 anos, e Margarida Dorvillé Guerra, 58 anos, voltar às aulas do curso de Medicina da antiga Escola de Ciências Médicas de Alagoas (Ecmal), hoje Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Eles haviam sido aprovados no vestibular de 1973.

A decisão foi tomada em novembro de 2012 e, em 29 de janeiro de 2013, os dois conseguiram efetuar suas matrículas na Uncisal. Em 1973, o Brasil vivia o Regime Militar, e o caso dos dois estudantes foi, no mínimo, inusitado, já que seus nomes foram estranhamente retirados da lista de matriculados sem motivo aparente ou qualquer esclarecimento.

“O nome da minha mãe simplesmente desapareceu dos registros da universidade e o de outra pessoa foi colocado no lugar. Isso aconteceu na época da ditadura, quando não havia direitos, regras ou parâmetros precisos e assegurados pelo regime militar para o ingresso na universidade”, relatou à TV Pajuçara, de Alagoas, o advogado e filho de Margarida Guerra, Fernando Guerra Filho.

Ainda de acordo com o advogado, o fato ocorreu mesmo que sua mãe estivesse devidamente matriculada, com nome constando na lista dos aprovados do vestibular e tendo aulas já há dois meses. O mesmo aconteceu com o Raimundo Alencar.

“É um sonho que vai se realizar. Não é fácil para uma pessoa na minha idade, mas vou tentar. A Justiça tarda, mas não falha”, disse Raimundo, que vai concluir o curso de Direito este ano e vai tentar formar-se, finalmente, em Medicina.

Fonte: TNH1

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado