MEC prorroga prazo para instituições renovarem adesão ao Fies

Escolas superiores ainda não decidiram se permanecem no programa

Na última quinta-feira (29), o Ministério da Educação (MEC) divulgou, através do Diário Oficial da União, a prorrogação até 30 de abril de 2012, da vigência dos termos de adesão ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

A renovação da adesão começará em fevereiro, e a divulgação do MEC surgiu pouco depois do anúncio dos dirigentes das instituições superiores ameaçarem não aceitar mais alunos beneficiados com o Fies. As escolas superiores do país alegam que a União deve mais de R$ 500 milhões de repasses atrasados, referentes aos anos de 2010 e 2011.

“A dívida ultrapassa R$ 500 milhões, com certeza. Pensamos que seja um problema de gestão do processo, porque sabemos que há dinheiro disponível. Há demora no repasse e isso coloca em risco a saúde financeira das instituições”, afirmou a presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Amábile Pacios.

O Fies é o principal programa do Governo Federal e paga parcialmente ou de forma integral as mensalidades de estudantes. Atualmente, das 1.436 escolas superiores do Brasil, 989 estão vinculadas ao Fies. Leia mais em (Faculdades ameaçam vetar aluno com crédito estudantil)

Fonte: Estadão.com.br

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado