Saraiva traz grandes nomes da educação mundial para debate sobre aprendizagem colaborativa com seus colaboradores

Os recursos digitais estão sendo cada vez mais usados nos processos de ensino e aprendizagem

De olho nas novas tendências mundiais da educação, a Saraiva reúne seus colaboradores em um evento no dia 29 de novembro para debater sobre a aprendizagem colaborativa. Os recursos digitais estão sendo cada vez mais usados nos processos de ensino e aprendizagem e, com a chegada da tecnologia, vêm novos direcionamentos para a educação. As escolas estão preparadas para viver essas mudanças? Essa é uma das reflexões a respeito do atual cenário educacional que serão feitas no encontro em São Paulo, que terá como convidados os especialistas canadenses Marlene Scardamalia e Carl Bereiter e o brasileiro César Nunes.

Professora do Departamento de Curriculum, Ensino e Aprendizagem do Ontario Institute for Studies in Education da Universidade de Toronto, Marlene é também responsável pelo projeto e desenvolvimento do ambiente colaborativo de construção de conhecimento Knowledge Forum. Carl Bereiter é professor emérito da Universidade de Toronto, membro da Academia Nacional de Educação dos Estados Unidos e duas vezes membro do Centro de Estudos Avançados em Ciências Comportamentais. Juntos, Marlene e Carl fundaram o Instituto para o Conhecimento, Inovação e Tecnologia (IKIT) e desenvolveram o CSILE, primeiro sistema de rede de aprendizagem colaborativa.

O terceiro palestrante será César Nunes, especialista em criação de ambientes de aprendizagem, desenvolvimento de softwares educacionais, formação e avaliação com o uso da tecnologia em ensino para a compreensão e avaliação educacional pela Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. É ainda diretor executivo da Oort Tecnologia e pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisas sobre Inovação Curricular da Faculdade de Educação da USP.

“Hoje, as mais bem-sucedidas equipes de pesquisa, empresas, hospitais e salas de aula têm algo em comum: elas sabem como transformar ideias individuais em conhecimento coletivo. Os pesquisadores chamam essas organizações de comunidades de construção de conhecimento, lugares onde cada indivíduo contribui para um crescente corpo de informações, a criação de novos conhecimentos e o conhecimento compartilhado, o que leva à inovação e ao crescimento”, explica Francisca Paris, pedagoga, mestra em educação e diretora de serviços educacionais do Ético Sistema de Ensino, da Saraiva.

Sobre o CSILE, Francisca explica que “ele é um ambiente virtual de aprendizagem intencional que ajuda os estudantes a compreender como o conhecimento é construído socialmente e dá a oportunidade de refletir, revisar e transformar seus saberes. Também conhecido como fórum do conhecimento, ele proporciona a professores e alunos de todas as idades, do jardim de infância à pós-graduação, um espaço colaborativo eletrônico único para compartilhar ideias e dados, organizar os materiais do curso, analisar resultados de pesquisa, discutir textos e citar materiais de referência, criando uma comunidade de construção das informações”.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Ético Sistema de Ensino (Ex-Libris Comunicação Integrada)

Adicionar comentário